Cine em Movimento promove debates sobre ‘Equidade de Gênero’

Evento ocorre a partir da próxima segunda-feira (2)
Por Blenda Machado - estagiária de Jornalismo
29/11/2019 10h13 - Atualizado em 29/11/2019 às 16h52
Lute como uma menina. Foto: Nivek D'Ark

Lute como uma menina. Foto: Nivek D'Ark

No período de 2 a 4 de dezembro, o Campus A.C. Simões da Universidade Federal de Alagoas vai sediar o Cinema em Movimento - Circuito Universitário. Justiça e oportunidades iguais para homens e mulheres são questões que resumem o termo Equidade de Gênero. Esse é o tema presente nos três filmes que serão exibidos em sessões gratuitas, abertas ao público, a partir das 17h, no auditório da Biblioteca Central. 

‘‘Discutir equidade de gênero é fundamental na construção de um mundo menos violento. Escolhemos o tema e selecionamos os filmes buscando discutir, além da questão feminina também a masculinidade. Acredito que o filme O Silêncio dos Homens será uma ferramenta incrível para isso’’, destacou a diretora-geral, Luciana Boal Marinho. 

O evento é realizado nos meses de novembro e dezembro em todas as capitais do Brasil e no Distrito Federal. Foram 27 universitários selecionados e capacitados pela produtora carioca MPC Filmes. Em Alagoas, a agente mobilizadora da mostra é a estudante de Relações Públicas, Andy Rodrigues.. 

De acordo com a organização, o Circuito visa fomentar, no ambiente acadêmico, o diálogo e a reflexão sobre questões de interesses nacional e histórico abordadas nas obras exibidas. A Mostra é um espaço de ampla comunicabilidade, constituindo um instrumento de divulgação e multiplicação de mensagens. 

Os três filmes selecionados são: Repense o Elogio, de Estela Renner, exibido no dia 2; Lute como uma menina, de Beatriz Alonso e Flávio Colombini, no dia 3; e O Silêncio dos Homens, de Ian Leite e Luiza de Castro, último a ser exibido, no dia 4 de dezembro. 

Saiba mais sobre os filmes 

Lute como uma menina (Documentário, 76 minutos, Livre, 2016) 

Sinopse: O documentário conta a história das meninas que participaram do movimento secundarista que ocupou escolas e foi às ruas para lutar contra um projeto de reorganização escolar imposto pelo governador de São Paulo, que previa o fechamento de quase cem escolas. As meninas contam suas histórias enfrentando figuras de autoridade, desde a luta pela autogestão das escolas até a violência desenfreada da polícia militar. Uma importante reflexão sobre o feminismo, o atual modelo educacional e o poder popular.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=WFwSs3ARAZg 

Repense o Elogio (Documentário, 48 minutos, Livre, 2017) 

Sinopse: O filme propõe uma conversa sobre a maneira que as crianças são elogiadas. Enquanto meninas muitas vezes são elogiadas apenas por sua aparência, meninos podem receber elogios ressaltando suas habilidades. Este é um filme que reflete sobre o poder das palavras e da cultura que trouxe um desequilíbrio na forma de elogiar nossos meninos e meninas.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=gli0WmjFeFM 

O Silêncio dos Homens (Documentário, 60 minutos, Livre, 2019) 

Sinopse: o filme é parte de um projeto que ouviu mais de 40 mil pessoas em questões a respeito das masculinidades e desembocou num documentário e num livro-ferramenta baseado nesse estudo com dados públicos por meio de um convênio com o Consórcio de informações Sociais (CiS) da USP.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=UzWyx_TcPmQ 

SERVIÇO 

Data: 02/12

Local: Auditório da Biblioteca

Hora: 17h (filme) e 20min (debate)

Filme: Repense o Elogio 

Data: 03/12

Local: Auditório da Biblioteca

Hora: 17h (filme) e 20min (debate)

Filme: Lute como uma menina 

Data: 04/12

Local: Auditório da Biblioteca

Hora: 17h (filme) e 20min (debate)

Filme: O silêncio dos homens