Campi da Ufal no interior recebem eventos sobre Programa Centelha

Objetivo é divulgar o programa que vai financiar ideias inovadoras para transformar em negócio
Por Ascom Ufal com informações da Fapeal
11/11/2019 10h52 - Atualizado em 11/11/2019 às 11h17

O Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas vai receber, nesta terça-feira (12), às 10h a visita de gestores da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e da Fundação Certi (Santa Catarina). O objetivo é apresentar o Programa Centelha, que visa fomentar o empreendedorismo inovador em 21 estados brasileiros.

Para participar do evento, basta se inscrever no link. Os estudantes inscritos receberão um certificado de três horas pela participação.

Na quarta-feira (13), Penedo e Delmiro Gouveia recebem os eventos, ambos nos campi da Ufal, às 14h.

“A gente quer que pelo menos mil ideias sejam submetidas nesse estado inteiro, para que a gente possa selecionar as melhores. E não queremos fazer isso só em Maceió, acreditamos no potencial do estado inteiro. As boas ideias estão espalhadas por todo nosso território”, comenta a assessora de projetos especiais e inovação da Fapeal, Juliana Khalili.

O edital disponibiliza R$1,6 milhão para gerar até 28 novas empresas de produtos e serviços inovadores, a partir do incentivo de R$57 mil reais para o negócio, seis meses de bolsas no valor de R$2 mil, mais mentoria e aceleração.

Objetivos

O Centelha faz parte de uma iniciativa de fomento ao empreendedorismo inovador, em âmbito nacional – do qual participarão 21 estados – capitaneada pela Finep, a Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), além do CNPq, agência vinculada ao mesmo ministério.

Localmente, os parceiros da Fapeal no Centelha AL são a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, o Sebrae, a Federação das Indústria (Fiea) e o IEL.

O principal objetivo do programa é pegar uma ideia e transformá-la em um negócio, por meio de capacitação para os empreendedores, recursos financeiros e outras formas de suporte. Em Alagoas, a Fapeal visa fortalecer a cultura da inovação e do empreendedorismo e o ecossistema de inovação local.

O objetivo do programa é gerar cerca de 20 mil empreendimentos novos e, possivelmente, 588 novas startups em todo o Brasil.