Bienal debate cidadania e políticas públicas no âmbito prisional

Atividades acontecem na Associação Comercial até às 18h
Por Janyelle Vieira - estagiária de Jornalismo (Texto e foto)
04/11/2019 15h23 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05

O Auditório da Associação Comercial recebe nesta segunda (4), 4° dia da Bienal do Livro, o Encontro Internacional do projeto Indicadores da valorização da cidadania e das políticas públicas no âmbito prisional. Com a coordenação da Universidade Federal de Alagoas e da Universidade Salvador (Unifacs) e realização do Programa de Pós-graduação em Serviço Social (PPGSS/Ufal), o encontro debate o tema A dignidade humana como horizonte do apenamento.

A mesa de abertura, apresentada pela professora e coordenadora da Bienal Elvira Barreto, contou com a participação da reitora Valéria Correia e da professora María Esther Martinez Quinteiro, da Universidade de Salamanca (Usal/Espanha) e Universidade Portucalense (UPT/Porto/Portugal).

Em sua fala, a reitora da Ufal relembrou que o Congresso Internacional de Direito Público de Direitos Humanos e Políticas de Igualdade, realizado em setembro de 2018 com a participação da professora María Esther, foi uma inspiração para realização da Bienal no Jaraguá, já que o congresso foi sediado no Armazém Usina. “É uma satisfação e uma alegria receber a professora Esther que traz dados importantes para a pesquisa em direitos humanos e que, como mulher, feminista e militante, tem grande importância no tema em debate”, comentou, a gradecendo a colaboração com a Ufal.

A professora convidada iniciou a programação de atividades com a palestra Seguridade Social, Sistema Prisional e Direitos Humanos. Em entrevista, ela comentou que todas as pessoas, sejam elas usuárias do sistema prisional ou não, têm direitos humanos. Para María Esther, é “fundamental defender que presos conheçam tais direitos”. Até às 18h, a programação conta com debates.

Confira a programação:

-          Sistema Prisional em Pauta, com o professor José Menezes (Unifacs)

-          Exposição de fotojornalismo Cárcere: máquina de moer gente, com o jornalista Fernando Donasci (Reuters Portugal)

-          Autoritarismo, sistema penal e encarceramento em massa, com o professor Adriano Nascimento (FSSO/Ufal)

-          Encarceramento em massa no Brasil: aspectos sócio jurídicos, com Elaine Pimentel (FDA/Ufal)

-          Desafios para assegurar o direito à saúde no cárcere, com Elvira Barreto (PPGSS/Ufal)

-          Prisioneiros: mulheres e crianças no cárcere, com Maria Adriana Torres (PPGSS/Ufal)