Ufal tem três dias com programação da Semana Lixo Zero Maceió

Por Pedro Ivon - estagiário de Jornalismo
22/10/2019 16h16 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Divulgação

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), será local de palestras e atividades educacionais que integram a Semana Lixo Zero Maceió, evento organizado pelo Instituto Lixo Zero e que tem início na Ufal durante a Feira Agroecológica, dia 23. A programação na Ufal se estende durante a quinta e sexta-feira. O evento tem o objetivo de mobilizar o maior número possível de organizações a realizar um evento Lixo Zero, além de conscientizar Maceió a se tornar Lixo Zero.

A programação tem início nesta terça-feira (22), na Faculdade Uninassau, mas na Ufal tem início na quarta-feira, às 7h, tratando de Educação Ambiental. Já na quinta-feira, no Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema), às 9h30, haverá a palestra Economia Ecológica, pela qual o PET de Economia ficará responsável. No último dia de evento na Ufal, às 9h, haverá a palestra A contribuição dos resíduos sólidos gerados no Igdema e no Ctec para o Cooprel. A apresentação será ministrada pela professora Rochana Campos e acontecerá no auditório do Igdema.

Plano de gestão

O Lixo Zero tem como conceito o máximo aproveitamento e encaminhamento correto de resíduos recicláveis e orgânicos, além de sua redução e fim nos aterros sanitários e incineração. O Instituto Lixo Zero é uma organização que visa a disseminação do Lixo Zero no Brasil. Segundo a professora Nélia Callado, do Centro de Tecnologia (Ctec) da Ufal, o Lixo Zero começou na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com o plano de gestão da universidade.

A docente, que é colaboradora voluntária do Lixo Zero, afirmou que está, em conjunto com a Sinfra, com o Programa de Pós-graduação em Recursos Hídricos e Saneamento (PPGRHS), com os alunos de Engenharia Ambiental do Ctec e com professores de outros cursos, trabalhando para criar um plano de gestão de resíduos para a Ufal, com o objetivo de reduzí-los.

“Pra fazer o plano a gente precisa primeiro fazer um diagnóstico”, disse a docente, que explicou que a ação começaria pelo Campus A.C. Simões, por ser o maior em estrutura. Depois seria replicada nos outros Campi.

Para mais informações sobre o Instituto Lixo Zero, de nível nacional, acesse o site aqui.