Ufal avalia parceria com Empresa Brasileira de Comunicação

Universidade quer ser geradora de conteúdo para a TV Brasil e emissora de rádio; proposta será analisada pelo Conselho Universitário
Por Izadora García - relações públicas
30/10/2019 16h38 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05

Na última semana, representantes da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) visitaram a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para propor uma operação conjunta de rádio e televisão em Alagoas. Na ocasião, foram discutidos os principais pontos da parceria. Após a avaliação da minuta do contrato, a proposta de formalização deve seguir para a apreciação do Conselho Universitário (Consuni). 

Estiveram presentes a reitora da Ufal, Valéria Correia; o chefe de gabinete, Aruã Lima; a coordenadora da Assessoria de Comunicação (Ascom), Lenilda Luna; a diretora do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca), Sandra Nunes; o docente Mac-Dawison Buarque, da Unidade Educacional de Penedo; e Kleymerson Lins, coordenador do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI); além dos gerentes de Tecnologia e Interatividade e de Tv e Rede da EBC, David Morais e Francisco Mauro, respectivamente. 

De acordo com o apresentado, a Ufal atuaria como uma emissora de TV geradora, produzindo, pelo menos, 30 minutos de conteúdo diário. No caso da rádio, a programação própria teria uma duração mínima de 4 horas. Segundo os representantes da EBC, já existem universidades federais parceiras que atuam como operadoras locais do Canal Brasil e estações da rede. 

“É uma forma das universidades mostrarem sua produção institucional em um canal aberto,  apresentando conteúdos informativos, educacionais, culturais e artísticos, além das pesquisas de interesse para a população alagoana”, afirmou David Morais. Para a coordenadora da Ascom, Lenilda Luna, as atividades de pesquisa, extensão e eventos da Universidade rendem pautas suficientes para a transmissão mínima exigida pela EBC. 

Já a reitora da Ufal, Valéria Correia, afirmou que a parceria pode ser excelente para a Universidade. “Em 2018 conseguimos entregar a rádio Web Ufal, que leva, além de informações e música, o que é produzido na Universidade para a sociedade em geral. Agora, estamos iniciando as tratativas para ampliar mais um canal de comunicação com a população alagoana: uma emissora de TV transmitindo conteúdos da Universidade Federal de Alagoas, constitui um importante espaço de prática para os cursos da área de comunicação social [Jornalismo e Relações Públicas] que temos na instituição”, avaliou. 

O início das tratativas será dado nas próximas semanas, quando a Gestão encaminhará à EBC manifestação oficial da Ufal para estabelecer a parceria. Os próximos passos serão a análise do contrato, estudos de viabilidade técnica e de recursos humanos. Ao final, a proposta será analisada pelo Conselho Universitário.