Reitora participa do Encontro Nacional de Residências em Saúde

O encontro acontece em Natal até dia 16
Por Lenilda Luna - jornalista
15/10/2019 11h32
mesa Movimentos Sociais em Defesa da Vida

mesa Movimentos Sociais em Defesa da Vida

A reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Valéria Correia, participou, na manhã desta segunda-feira (14), da mesa Movimentos Sociais em Defesa da Vida, na programação do 9º Encontro Nacional de Residências em Saúde, que está sendo realizado em Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte, no período de 13 a 16 de outubro.

O encontro, que acontece desde 2012, esse ano teve como tema Do Sertão ao Mar Seremos Resistência: Residências em Defesa da Vida. Estão reunidos profissionais residentes, egressos, tutores, preceptores e coordenadores de programas de residências em saúde, pesquisadores, acadêmicos, gestores públicos e sociedade civil, para debater o desafio de defender os investimentos em Saúde Pública na atual conjuntura política, econômica, social e cultural brasileira.

O objetivo é construir, de forma coletiva, propostas que contribuam para a efetivação de uma Política Nacional de Residências no Sistema Único de Saúde (SUS), resistindo a um cenário bastante adverso. “O SUS é um patrimônio do povo e um direito constitucional que está sendo aos poucos desmontado. É preciso uma articulação ampla com os movimentos sociais, porque os interesses financeiros não podem prevalecer sobre o direito à saúde”, ressaltou a reitora