Projeto de extensão da UE Santana do Ipanema promove uso seguro da internet

Graduandos da Ufal conversaram sobre vários temas com alunos de escolas públicas, mostrando os perigos e os pontos positivos.
Por Thâmara Gonzaga – jornalista
14/10/2019 07h25 - Atualizado em 10/10/2019 às 15h57
Atividade no Centro Comunitário Santa Bárbara, em Santana do Ipanema

Atividade no Centro Comunitário Santa Bárbara, em Santana do Ipanema

Notícias e perfis falsos, pessoas mal-intencionadas, crimes virtuais e cyberbullying foram alguns dos temas trabalhados pelos estudantes da Unidade Educacional (UE) de Santana do Ipanema com alunos da escola pública Padre Francisco e do Centro Comunitário Santa Bárbara, localizados no mesmo município. Por meio de conversas e apresentações, os graduandos da Ufal buscaram conscientizar sobre o uso seguro da internet, mostrando os perigos e os pontos positivos.

Os estudantes fazem parte do projeto de extensão Cuidados e potencialidades com o uso e a apropriação de mídias sociais por crianças e adolescentes em Santana do Ipanema: Educomunicação para o desenvolvimento, selecionado pelo Programa Círculos Comunitários de Atividades Extensionistas (ProCCAExt), sob a coordenação do docente Anderson Santos.

Ao explicar o objetivo da atividade, o professor, que leciona a disciplina Comunicação e tecnologias digitais para os cursos de Economia e Contabilidade, afirma que “as ferramentas digitais viraram um grande tema, inclusive do ponto de vista político, com o uso de fake news em eleições, e é algo que está muito presente na vida de crianças e adolescentes, muitas vezes, sem acompanhamento dos pais”. Ainda de acordo com Santos, “o projeto, na verdade, começou com a ideia de um estudante, o Augusto, que infelizmente faleceu este ano. Com uma filha adolescente, ele afirmava que não conseguia controlar o uso da internet, por ser um mundo à parte, pois você posta alguma coisa, e, necessariamente, não tem como controlar quem comenta”.

Selecionado por dois editais do Proccaext, o professor destaca a importância da iniciativa: “É mais comum do que eu imaginava, no Sertão, pessoas que sofreram pornografia de vingança, pessoas mal-intencionadas com perfis falsos. Por isso, a necessidade de conscientizar sobre o uso seguro da internet e saber aproveitar os pontos positivos das ferramentas de comunicação”.

Material produzido pelos estudantes

No primeiro edital, de acordo com Anderson Santos, “um dos produtos finais, além das conversas e apresentações dos temas para crianças e adolescentes, foi um folder [panfleto] para ser distribuído. O material também foi divulgado na SBPC Jovem, durante a 70ª Reunião da SBPC, realizada em Maceió”. O folder pode ser conferido no link abaixo.

Nesse segundo edital, explica o coordenador, surgiu a iniciativa de gravar podcasts, com o conteúdo do material pesquisado, produzido e gravado pelos estudantes, com edição sob a responsabilidade dele. “A ideia foi de produzir algum conteúdo pensando que a gente ainda tem, especialmente no interior, muita gente sem saber ler. Santana do Ipanema, salvo engano, tem 29% de jovens e adultos analfabetos, um índice muito alto”, justifica. “Pensando na nossa realidade, mesmo que a gente fosse distribuir alguma coisa escrita, mesmo sendo algo simples, talvez nem todo mundo pudesse ser alcançado”, esclarece.

Segundo Anderson Santos, “a lógica do consumo de conteúdo auditivo, a exemplo da rádio, ainda é muito frequente e, hoje com o podcast, mesmo as novas gerações também escutam muito, pois é a ideia da programação ser feita por nós mesmos”. Com os áudios, afirma o coordenador do projeto, seria possível “difundir o conteúdo sobre o uso e apropriação das mídias sociais para além de Santana do Ipanema. O povo brasileiro ainda é muito de linguagem oral. [O podcast] é uma forma de poder de divulgar, um modo mais prático de passar as informações trabalhadas em sala de aula”.

Parceria com a Rádio Ufal

O conteúdo produzido pelos estudantes da Unidade Educacional de Santana do Ipanema chamou a atenção da coordenadora da Assessoria de Comunicação (Ascom) Ufal, Lenilda Luna. Ela entrou em contato com o professor Anderson Santos e, em breve, o material produzido pelos graduandos será transmitido pela Rádio Ufal.

“A ideia é fazer como uma primeira temporada, fechar em oito episódios ou um pouco mais. Será um espaço de divulgação muito bom”, comemora o docente.