Palestra sobre Programa Centelha será realizada na Reitoria

Programa tem o objetivo de estimular a criação de empreendimentos e disseminar a cultura do empreendedorismo
Por Ascom Ufal com informações da Fapeal
25/10/2019 08h15 - Atualizado em 24/10/2019 às 09h19
Arte de divulgação

Arte de divulgação

Na próxima terça-feira, dia 29 de outubro, às 10h, no auditório da Reitoria, será realizada a palestra de lançamento do edital Centelha. A atividade é aberta a discentes, técnicos e professores da Ufal. Na ocasião, serão prestadas informações e tiradas dúvidas dos interessados.

O programa Centelha tem o objetivo de estimular a criação de empreendimentos inovadores, e disseminar a cultura do empreendedorismo em todo território nacional, além de incentivar a mobilização e a articulação institucional em nível local, estadual e regional. O programa deve ainda ser uma inciativa particularmente relevante para a disseminação da cultura empreendedora e para a geração acelerada de novos empreendimentos de base tecnológica, alinhados com as vocações de desenvolvimento econômico, social, científico e tecnológico de Alagoas.

A iniciativa visa preencher uma lacuna existente entre a concepção de ideias nas universidades e a aplicação da ciência e tecnologia gerada em soluções inovadoras para o mercado.

Para saber mais sobre o Programa Centelha, acesse aqui.

Como funciona

Na primeira fase do Programa Centelha, os interessados deverão apresentar suas ideias de negócio e a equipe de trabalho. O objetivo é verificar se a ideia é inovadora e traz benefícios para a região e o seu potencial de mercado. Passam para a segunda fase até 200 propostas, e os selecionados devem, então, elaborar um projeto de empreendimento, detalhando o plano de negócio executivo com o objetivo de demonstrar as chances da ideia gerar um bom negócio.

A terceira fase – pela qual passam até 100 das propostas ainda em jogo – consiste no desenvolvimento de um projeto de fomento, com apresentação detalhada do orçamento e do planejamento de execução do projeto. Ao longo de todas as etapas são oferecidas capacitações para auxiliar o empreendedor a aprimorar sua ideia e desenvolver seu negócio.

Ao final, até 28 projetos serão contemplados, cada um com R$ 57.143,00 (cinquenta e sete mil, cento e quarenta e três reais) em subvenção econômica, além de outros benefícios oferecidos por parceiros do programa. Ainda, durante seis meses, essas empresas passarão por um processo de pré-incubação com suporte e capacitação para transformar suas ideias em negócios de sucesso.

O Programa Centelha contribuirá para o estabelecimento da ponte entre academia e o mercado no Estado de Alagoas, já que muitas das ideias vêm de pessoas ainda na universidade, tanto de cursos de graduação como de pós-graduação. Além disso, o Centelha abre espaço para participação de todos os cidadãos do estado, tanto para inscrever suas ideias como para interagir com os empreendedores e consolida uma forte rede de apoio ao empreendedorismo inovador.