NDI completa 35 anos com identidade e nome novos

Espaço é referência em Alagoas na área de educação infantil
Por Thâmara Gonzaga – jornalista
16/10/2019 16h37 - Atualizado em 17/10/2019 às 17h30
Nova identidade visual do NDI, agora Unidade de Educação Infantil Telma Vitória (Fotos: Blenda Machado)

Um local feito para crianças e inaugurado no dia delas. O Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) da Ufal, espaço educacional de referência em Alagoas, completou 35 anos de criação no último dia 12 de outubro. Servidores, pais e estudantes se reuniram, nessa segunda (14), para comemorar a data e também para conhecer o novo nome do Núcleo, escolhido pela comunidade acadêmica, que agora passa a se chamar Unidade de Educação Infantil Professora Telma Vitória. A festa contou com pronunciamentos, homenagens, música e muita brincadeira.

“Com alegria, recebemos as crianças para celebrar esses 35 anos. Um espaço de reconhecida qualidade, que garante os seus direitos fundamentais, o desenvolvimento cognitivo, integral e social. De grande importância, conta com uma equipe de profissionais docentes qualificados, além de acompanhamento psicopedagógico, nutricional e de apoio”, ressaltou a diretora do antigo NDI, Idnelma Rocha, ao apresentar um histórico do Núcleo. “É uma história construída a muitas mãos. Agradecemos o apoio dos servidores, do vice-reitor da Ufal José Vieira, da reitora Valéria Correia, da secretária [de Educação de Maceió] Ana Dayse, da Sinfra [Superintendência de Infraestrutura], do RU [Restaurante Universitário], Cedu [Centro de Educação] e aos terceirizados”, destacou.

Ao falar sobre a professora Telma Vitória, ex-gestora do NDI e que faleceu em março deste ano, Rocha fez um agradecimento ao lembrar dos conhecimentos compartilhados. “Agradeço a ela com quem tanto aprendemos sobre infância e educação infantil”. A diretora também agradeceu aos pais dos alunos. “Agradecemos às famílias que confiam no nosso trabalho. Por acreditarem que podemos fazer da infância de seus filhos um momento importante. Temos uma equipe que assume os desafios. Aqui é um lugar de possibilidade, de aprender e de nos maravilhar com nossas crianças”, concluiu.

Lenira Haddad, professora do Cedu, fez uma homenagem à Telma Vitória, relembrando momentos importantes da trajetória profissional da educadora. “Telma sempre esteve atenta às necessidades das crianças, defendendo a garantia do livre brincar para o desenvolvimento dela”, afirmou Já o diretor do Cedu, Jorge Eduardo de Oliveira, falou sobre o orgulho de fazer parte desse momento. “Vários dos nossos colegas foram diretores e deixaram seus legados. Queremos agradecer aos que fazem o NDI”.

O vice-reitor José Vieira também participou da comemoração e citou as melhorias realizadas no espaço. “Com muita luta, tentamos fazer o que era possível nesses últimos quatro anos. O NDI deve ser uma causa maior de todos que fazem parte da Ufal. Não podemos perder a esperança e a razão disso deve ser as crianças atendidas pelo Núcleo”, defendeu.

Na sequência da cerimônia, foi apresentado um vídeo em comemoração aos 35 anos do espaço. O material foi produzido pela Assessoria de Comunicação (Ascom) da Ufal, sob a supervisão da relações públicas, Janaina Alves, e do técnico em audiovisual, Thiago Prado.

Identidade visual e nome novos

Em votação realizada no site da Ufal, entre três alternativas apresentadas, a comunidade acadêmica escolheu que o NDI deveria se chamar Unidade de Educação Infantil ProfessoraTelma Vitória. A docente ficou conhecida por ser uma entusiasta do livre brincar e da interação social para o desenvolvimento integral da criança. A arte da nova identidade visual do Núcleo foi criada pela publicitária e programadora visual da Ascom Ufal, Camila Fialho.

A escolha do novo nome e da alteração do perfil, passando de núcleo para unidade, fizeram parte das ações em comemoração aos 35 anos de criação do espaço.