Mais uma vez a Ufal é destaque em ranking internacional

Universidade Federal de Alagoas está entre as mais bem avaliadas da América Latina, segundo a QS World University Rankings
Por Izadora Garcia - relações públicas
30/10/2019 10h17 - Atualizado em 30/10/2019 às 10h48
Arte de divulgação

A organização inglesa QS World University Rankings divulgou, na última semana, o  2020 QS World University Rankings: Latin America. De acordo com a publicação, a Universidade Federal de Alagoas ocupa a 140ª posição entre as 400 principais instituições de ensino superior da América Latina.

A reitora da Ufal, Valéria Correia, comemorou o feito. “É com muita satisfação que recebemos essa notícia. Mais uma vez, nossa Universidade figura entre grandes instituições de ensino superior. A colocação é resultado de um esforço coletivo empreendido pela Gestão e pelas pró-reitorias e reflete todo nosso compromisso com a qualidade acadêmica”, comemorou.

Na avaliação anterior, referente ao biênio 2015-2016, a Ufal estava na posição 202, o que reflete um crescimento de 61 posições na escala. Segundo o documento, considerando os últimos cinco anos, a Universidade apresentou três períodos de crescimento no ranking e não apresentou declínio ou perfomaces negativas relacionadas às métricas da QS.

Os indicadores utilizados para avaliar a instituições consideram a reputação acadêmica; a reputação entre empregadores, métricas nas quais a Ufal se destaca; quantidade de estudantes por professor; docentes com PhD; número de citações; rede internacional de pesquisa e o impacto na Web.

De acordo com a publicação, o principal indicador positivo da Universidade Federal de Alagoas é o de citações em papers. Por outro lado, a QS World University Rankings registra que a Ufal  precisa reforçar sua presença virtual e o uso de novas tecnologias para apresentar melhoras no indicador de impacto na Web.

“O recente reconhecimento por parte de organismos internacionais de avaliação é um sinal do trabalho hercúleo que pesquisadores fizeram nos últimos anos, diante de tantas dificuldades. Eles traduzem o que as avaliações de organismos nacionais já observaram. Apesar de todas dificuldades de financiamento que as universidades brasileiras atravessam e as restrições no fomento à pesquisa, professores, estudantes e técnicos mostram, mais uma vez, do que a Universidade Federal de Alagoas é feita. A gestão da Ufal congratula toda a comunidade universitária por mais essa conquista”, finalizou a reitora.

Confira em anexo os dados da Ufal no ranking.