Grupo Enactus Ufal promove evento de inclusão social para pessoas com deficiência

Como Somos acontece no dia 26 com uma ação de empreendedorismo e empoderamento
Por Janyelle Vieira - estagiária de Jornalismo
21/10/2019 07h05 - Atualizado em 16/10/2019 às 15h48

O grupo Enactus Ufal promoverá, no último sábado do mês de outubro (26), às 14h, o evento Como Somos. A atividade, que acontecerá no Villa Maceió Food Park, tem o intuito de apresentar os alunos do projeto Cromo Somos, criado com o objetivo de proporcionar a inserção de pessoas com Síndrome de Down e outras deficiências intelectuais no mercado de trabalho.

No momento, os beneficiados pelo projeto apresentarão os resultados das capacitações da área de culinária e farão a venda dos produtos realizados: biscoitos amanteigados, biscoitos com gotas de chocolate e torteletes. A tarde contará com outras atrações especiais. O evento será realizado em parceria com a Família Alagoana Down (FamDown) e o Villa Maceió Food Park.

O projeto Cromo Somos surgiu em 2018, pela necessidade de capacitar pessoas com Síndrome de Down e outras deficiências intelectuais para inseri-las no mercado de trabalho.

Segundo dados de uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2014, Alagoas possui uma média de 859.515 pessoas com deficiência, cerca de 27,54% da população do estado e, desse número, apenas 3 mil trabalhadores deficientes estão empregados, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O projeto oferece uma série de capacitações aos alunos.

De acordo com a líder do projeto Renata Maia, o Cromo Somos vem trazendo resultados muito positivos para a comunidade, já que os alunos participantes se desenvolveram muito nesse 1 ano de trabalho, tanto nas relações interpessoais quanto nas habilidades profissionais, “nós tivemos alunos que tinham muita timidez e dificuldade para se comunicar e hoje já falam com pessoas e gostam de trabalhar com atendimento e recepção de pessoas, outros que tinham dificuldade em se comunicarem com calma, e hoje são monitores e ajudam a ensinar as etapas das atividades para os outros alunos. Alunos que desistiam no primeiro erro e hoje tentam de formas diferentes e ficam muito felizes ao conseguir algo que era difícil pra eles”, conta.

Para Renata Maia, o evento é um marco, uma oportunidade de mostrar para toda a sociedade o quanto os alunos cresceram e estão prontos para conquistar seu espaço no mercado de trabalho “é como nós mostramos pra Maceió tudo que os alunos aprenderam e evoluíram, a gente mostra como eles desenvolveram responsabilidade, como aprenderam a se comunicar melhor, como eles estão realmente se preparando pra trabalhar. O evento é mostrar não só pra Maceió, mas pra eles mesmos, que eles estão conseguindo e que todos são bem sucedidos, de suas próprias maneiras”, finaliza.

Mais informações sobre o evento estão disponíveis no Instagram @enactusufal.