Fórum alagoano em defesa do SUS comemora 10 anos + 1 com seminário na Ufal

Evento relembra trajetória do Fórum do Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas
Por Janyelle Vieira - estagiária de Jornalismo (texto e fotos)
24/10/2019 15h43
Seminário de aniversário de 10 anos + 1 do Fórum em Defesa do SUS acontece na Faculdade de Serviço Social

Seminário de aniversário de 10 anos + 1 do Fórum em Defesa do SUS acontece na Faculdade de Serviço Social

Na manhã de hoje (24), foi realizada a abertura do Seminário de aniversário de 10 anos + 1 do Fórum em Defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas no Auditório da Faculdade de Serviço Social (FSSO). O evento contou com a participação da reitora Valéria Correia; a integrante do Fórum SUS/AL Lenira Almeida; a integrante do Sindicato dos Servidores Públicos da Uncisal (SinsUncisal) Risonilda Costa e a representante da direção do curso de Serviço Social Elaine Nunes.

O Fórum alagoano em defesa do SUS é fruto de um projeto de extensão da Ufal e faz parte do Grupo de Pesquisa de Políticas Públicas e Movimentos Sociais da FSSO liderado atualmente pela professora Telma Sasso e coordenado pela professora Lenira Almeida.

De acordo com a professora Lenira Almeida, o Fórum SUS surgiu com a necessidade de aglutinar as várias matizes de movimentos sociais e de trabalhadores do estado de Alagoas na luta em defesa do Sistema Único de Saúde. “Essa é uma luta de vários segmentos da sociedade alagoana em defesa do SUS que, sobretudo nas últimas décadas, vêm sofrendo ataques, o chamado desmonte, com a onda de privatização dos direitos sociais e de cidadania. O Fórum travou determinadas lutas históricas em Alagoas, como por exemplo, o disparador, podemos dizer assim, dessa luta, que foram as mortes de bebês recém-nascidos cardiopatas que não tinham nenhum atendimento e hoje, o Hospital do Coraçãozinho atende esse público.”

Ainda segundo Lenira, o Fórum é um espaço para potencializar as ações contra a privatização da saúde. “As pessoas precisam ter acesso a todos os níveis de atenção à saúde como um direito à vida. O SUS é um direito legal da Constituição brasileira e precisa ser defendido. Ele é a política de saúde brasileira e é universal, gratuita e para todos. Essas são as bases fundantes do nosso movimento. Esse evento é comemorativo mas de muita reflexão crítica a respeito da conjuntura atual e das ameaças e consequências do congelamento de investimentos para a saúde” finaliza.

Durante a mesa de abertura, a reitora e palestrante Valéria Correia comemorou o momento. “Esse é um momento importante de um movimento que resiste. Foram anos de luta e resistência. Registramos que o Fórum SUS/AL é um dos que dão origem a Frente Nacional em Defesa do SUS e essas articulações nacionais e locais são importantes pois fortalecem a base e também, a frente. O momento do Fórum é de se reafirmar na história” ressalta.

Na mesa de abertura que debateu o Fórum SUS e sua trajetória de luta e desafios atuais enfrentados pelo movimento, foi realizada uma reflexão coletiva sobre a importância de defender a saúde como um direito.

A programação da manhã do primeiro dia contou também com coffee break e o lançamento da linha do tempo dos 10 anos + 1 do Fórum SUS em Alagoas com lutas em defesa da saúde e foi encerrado com a Dança circular no Hall do Bloco de Serviço Social.

Durante a tarde, serão realizadas outras atividades como o momento de Escalda Pés com a Tenda Damião Alexandrino no Hall do bloco, às 13h30 e oficinas e rodas de conversa após. Amanhã (25), a programação conta com um corredor terapêutico às 08h e após, mais rodas de conversas, oficinas e apresentações culturais.

Programação

Dia 24/10 - Quinta-feira

13h30: Escalda Pés com a Tenda Damião Alexandrino

Local: hall do bloco 16 (FSSO)

14h às 17h: Oficinas

- Saúde da mulher (grupo Frida Kahlo) com a Professora Andrea Mesquita

Local: auditório da FSSO

- Roda de conversa: ExtenSUS: Aprendendo a luta em defesa do SUS

Local: sala de multimeios da FSSO

Dia 25/10 - Sexta-feira

Corredor Terapêutico com a Tenda Damião Alexandrino

Local: hall do bloco 16

08h às 10h: Roda de conversa: Articulação das lutas e bandeiras da saúde em Alagoas com Bruno Fontan (FórumSUS/AL)

Local: sala de multimeios da FSSO

10h às 12h: Controle Social no SUS: o papel dos movimentos sociais na unidade da luta (Frente Nacional) com a Professora Maria Inês Bravo

Local: sala de multimeios - FSSO

13h às 16h: Oficinas

- Tenda Damião Alexandrino: Práticas de Cuidados Integrativos em Saúde

Local: sala do Centro Acadêmico de Serviço Social (bloco 16)

- Saúde Mental (Grupo de Saúde Mental)

Local: sala 206 - bloco 14 - ADM

- Oficina de Saúde Alimentar (Gepssan)

Local: sala 104 - bloco 14 - ADM

16h: Apresentação Cultural

16h30: Mesa de encerramento: Resistindo contra o desmonte do SUS: uma luta necessária Local: auditório da FSSO