Deputado federal JHC visita Ufal para acompanhar a execução de emendas

Parlamentar visitou gabinete reitoral e espaço que será destinado à UTI pediátrica no Hospital Universitário
Por Izadora García - relações públicas e Taciana Gacelin - jornalista
23/10/2019 16h39 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Superintendente e reitora apresentam projeto da UTI ao parlamentar. Fotos: Izadora García/Taciana Gacelin

Superintendente e reitora apresentam projeto da UTI ao parlamentar. Fotos: Izadora García/Taciana Gacelin

Na tarde da última segunda-feira (21), o deputado federal JHC (PSB) visitou a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Huppa) para acompanhar a execução das emendas parlamentares destinadas à criação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica. 

O parlamentar foi recebido pela reitora da Ufal, Valéria Correia, que apresentou o portfólio de projetos da Universidade e entregou uma carta de agradecimento pelas emendas e pelo compromisso com a Ufal. “Educação, ciência e tecnologia: apenas por esses caminhos um estado, um país consegue consegue se desenvolver, aproveitar melhor suas riquezas. Então sempre estaremos à disposição de quem oferta conhecimento para Alagoas”, agradeceu o deputado.

Ainda durante a reunião no gabinete, o projeto da Miniusina Solar da Ufal foi apresentado ao parlamentar e aos seus assessores. O pró-reitor de Gestão Institucional, Flávio Domingos, e Márcio Cavalcante, docente responsável pelo projeto, explicaram como se dará o funcionamento básico da estação e o impacto positivo nas contas da Universidade. “A miniusina ajudará na sustentabilidade financeira da Ufal, uma vez que reduzirá drasticamente os gastos com energia”, avaliou Flávio Domingos. 

O parlamentar seguiu para o HU, onde visitou as futuras instalações da UTI pediátrica. A superintendente do Hospital, Regina dos Santos, apresentou o projeto arquitetônico da unidade, além do seu funcionamento e das vantagens do espaço para a população alagoana. De acordo com a gestora, a UTI contará com 10 leitos, sendo 2 destinado à isolamento para pacientes com infecções graves. A estrutura contará com uma antessala para preparação de medicação, lavagem de mãos e troca de roupa para entrar em contato com as crianças em situação mais grave. 

“A UTI pediátrica que será construída irá configurar um espaço importante para que crianças recebam o tratamento intensivo adequado, principalmente as portadoras de leucemia. A parceria com os parlamentares alagoanos têm sido fundamental para o Hospital Universitário, principalmente porque esses recursos podem ser investidos para fazer reestruturações e melhorias no HU, garantindo mais qualidade nos serviços de saúde para a população”, finalizou a superintendente do Huppa, Regina dos Santos.