Ufal Arapiraca participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Projeto para a SNCT tem caráter permanente
Por Ascom Ufal
01/11/2019 08h30 - Atualizado em 02/11/2019 às 18h21
Alunos de escolas públicas visitaram Campus Arapiraca

O Campus Arapiraca da Ufal promoveu atividades de divulgação científica para a comunidade acadêmica e a população em geral. A iniciativa foi em alusão ao mês da Ciência e Tecnologia no Brasil. Coordenado nacionalmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, a última semana de outubro é oficialmente a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Com o tema Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável, a 16ª SNCT visa debater a importância da ciência para a exploração sustentável das riquezas naturais do país.

O professor Wilmo Ernesto Francisco Junior coordena o projeto Do sertão ao litoral: o bioma alagoano é mais que “pop” e com ciência é mais que “top”, aprovado pela Chamada CNPq/MCTI n º 09/2019, com o apoio de demais docentes e estudantes dos cursos de Licenciatura em Química, Biologia e Física, promovendo uma série de ações em Arapiraca. O professor, que também é coordenador do Grupo de Pesquisa em Educação e Difusão Química e Científica (Edifquici) ressalta a importância da iniciativa.

“Toda a população usufrui das benesses e sofre com os possíveis impactos decorrentes do avanço da ciência e tecnologia. Ao mesmo tempo, paira atualmente um obscurantismo, ou um tempo de pós-verdade, que tenta apresentar visões alternativas e perniciosas sobre temas bem estabelecidos no meio científico, entre elas o terraplanismo e a negação da vacinação e do aquecimento global. A divulgação da ciência assume, então, um papel essencial em envolver a população na discussão de temas científicos que impactam a todos diretamente. A Universidade, como instituição principal da produção do conhecimento, precisa assumir essa responsabilidade com maior intensidade, pois, em geral, os pesquisadores comunicam seus resultados apenas a outros pesquisadores, afastando-se das pessoas”, destacou.

Desde o dia 21 de outubro está sendo desenvolvida uma diversidade de ações que incluem Mostra Interativa de Experimentos, palestras, oficinas e visitas ao Campus Arapiraca. O campus recebe visitas de escolas de educação básica da região, abrangendo cidades circunvizinhas. No último final de semana, dias 26 e 27, as ações se estenderam ao Arapiraca Garden Shopping.

Ao todo, estima-se que o público visitante ultrapasse mil participantes. “Além da necessidade da popularização científica como ferramenta educativa para as pessoas, é importante a contribuição dessas atividades para a formação dos estudantes”, comentou o professor que destacou o envolvimento de mais de 50 estudantes de licenciatura do Campus Arapiraca nas atividades, bem como demais professores, a exemplo da coordenadora do curso de Licenciatura em Química, Silvia Helena Cardoso.

Além do grupo de pesquisa, a realização do projeto foi do Programa de Educação Tutorial – PET Química, em parceria com o Pibid e Residência Pedagógica. Embora concentradas no mês de outubro, as atividades têm caráter permanente e continuarão a ocorrer. Mais informações, inclusive material informativo e educativo, podem ser acessadas por meio das redes sociais: @sn.cienciaetecnologia2019, @petquimicaufal, @poesiacomciencia.