Bienal do Livro inicia agendamento de visitação em grupo

Interessados devem se inscrever a partir desta terça-feira, dia 1º de outubro
Por Patrícia Mendonça - estagiária de Jornalismo
01/10/2019 12h20 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05

Está aberto, a partir desta terça-feira (1º), o cronograma de agendamento de visitação em grupo para a 9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Podem participar grupos de escolas e instituições sociais de todo o Estado. A expectativa do evento é receber, em média, seis mil visitantes diariamente. O agendamento é realizado exclusivamente online, na plataforma Doity, e vai até o dia 25 deste mês.

Faltando apenas um mês para o maior evento literário do país acontecer em terras alagoanas, no histórico bairro de Jaraguá, a Comissão de Visitações da Bienal convida as instituições a se anteciparem e, desde já, realizar as concorridas inscrições dos grupos para que a participação seja garantida. Cada escola ou grupo terá a oportunidade de realizar um agendamento por dia e turno. As inscrições foram organizadas por tipos de grupo, seguindo esta divisão:

Escolas do interior (municipais ou particulares)

Escolas da rede estadual de Alagoas

Escolas particulares de Maceió

Escolas da rede municipal de Maceió

Instituto Federal de Alagoas

Grupos diversos

Neste ano, visto que a Bienal vai acontecer em ambiente aberto, o número de monitores a realizarem a mediação do evento para os visitantes foi dobrado, para que haja uma ampla, acessível, segura e assertiva comunicação educativa com os interessados.

Além das visitas avulsas, a Bienal  pretende receber grupos de diversas esferas da sociedade, a exemplo de escolas, faculdades, institutos federais, Cras, Caps, associações, ONGs etc. A instituição que realizar o agendamento ficará responsável pelo transporte dos visitantes.

“Com o novo formato da Bienal, a nossa atenção será toda focada na recepção e monitoramento desses grupos, durante todo percurso do evento. E para isso, iremos contar com um número maior de monitores desde a recepção até as atividades disponibilizadas para eles”, pontua Cristiane Honorato, integrante da Comissão de Visitações.

Outro membro da Comissão, Jorge André, ressalta a importância desse espaço concedido pela Bienal para os grupos das diversas instituições e regiões de Alagoas, visto que a educação ainda é uma questão emergente no Estado. “Com o agendamento, buscamos oportunizar a diversos grupos a chance de fazer parte da Bienal, com a devida atenção da nossa equipe. Visamos, em especial, oferecer imersão no mundo da literatura para pessoas que têm pouco contato com esse universo nas vivências cotidianas”, acrescenta.