Proex lança 2ª edição da Revista Extensão em Debate

O periódico traz produções acadêmicas de autores da Ufal e de outras instituições
Por Paulo Canuto - estudante de Jornalismo
30/01/2019 10h09 - Atualizado em 30/01/2019 às 10h10
Capa da 2ª edição da revista Extensão em Debate

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) lançou na última sexta-feira (25) a edição 2018, volume 2, da Revista Extensão em Debate (Rexd). O periódico tem como objetivo divulgar a produção científica vinculada à extensão universitária desenvolvida na Ufal e em outras instituições brasileiras e internacionais.

Nesta edição, a revista traz 11 manuscritos, compostos de seis artigos e cinco relatos de experiências, produzidos por autores da Ufal e diversas outras instituições que manifestaram interesse em compartilhar os resultados dos seus trabalhos, tais como relatos de experiência nesse campo da produção científica.

“O periódico ocupa um lugar estratégico nessa Gestão e pretendemos que ele se constitua em um importante equipamento cultural e científico da Proex /Ufal. Por ele, materializamos princípios e diretrizes nacionais extensionistas, configuradas e consolidadas pela Política Nacional de Extensão Universitária.  Além disso, as publicações são resultados de trabalhos desenvolvidos por aqueles que abraçam o desafio do ‘fazer extensão’”, ressalta a pró-reitora Joelma Albuquerque.

A Revista

A Revista Extensão em Debate tem caráter multidisciplinar sendo pautada pelas áreas temáticas definidas pelo Fórum Nacional de Pró-reitores de Extensão. Nesse sentido, o periódico eletrônico reúne trabalhos de professores, técnicos, alunos e pesquisadores/extensionistas.

“Os saberes veiculados por essa Universidade e outras, publicados por esse periódico, de forma salutar, permitem contexto de mudanças e de novas compreensões de mundo para milhares de pessoas. Sabemos que por meio das atividades de extensão e da socialização de conhecimentos multidisciplinares existem as trocas entre saberes científico e saberes populares. Através delas é possível a (re)construção e até mesmo a (re)validação de conhecimentos humanos, historicamente, produzidos, favorecendo transformações sociais significativas, sobretudo quando se dão assentadas no diálogo constante da Universidade com a sociedade da qual faz parte”, afirma Alex Oliveira, um dos editores da revista.

Vale ressaltar que a Revista Extensão em Debate, encontra-se aberta a publicar contribuições originárias do público vinculado às entidades da Sociedade Civil Organizada, Organizações Não-governamentais, Movimentos Sociais e o Poder Público em todas as esferas.

Confira os trabalhos dessa edição, divulgados na Revista Extensão em Debate clicando aqui.