Piscina e Restaurante Universitário são inaugurados no Campus Arapiraca

Comunidade universitária comemorou a entrega dos equipamentos, que vão fortalecer as atividades de extensão e a permanência dos estudantes
Por Lenilda Luna - jornalista
28/01/2019 20h18 - Atualizado em 29/01/2019 às 11h01
Restaurante do Campus Arapiraca já atende estudantes da comunidade universitária. Fotos: Thiago Prado

A semana começou com muita comemoração no Campus Arapiraca. Estudantes, professores, técnico-administrativos e integrantes da Gestão se reuniram para a solenidade de inauguração da piscina semiolímpica e para a entrega do Restaurante Universitário. “As inaugurações são ainda mais representativas se levarmos em conta o contexto de cortes de verbas que estamos enfrentando nas universidades públicas. Foram grandes desafios superados para responder aos anseios da comunidade universitária de Arapiraca”, destacou a reitora Valéria Correia.

Os gestores reafirmaram o esforço coletivo necessário para garantir as conclusões das obras. “A piscina semiolímpica começou a ser construída em 2009. Desde que essa gestão assumiu, em 2016, foi preciso superar questões jurídicas, financeiras e de inadequação da obra, até conseguir chegar neste momento, dez anos depois, para finalmente entregá-la para a comunidade universitária”, ressaltou Dilson Ferreira, superintendente de Infraestrutura.

Inicialmente, a piscina será utilizada para a formação dos estudantes de Educação Física e para natação aberta à comunidade acadêmica. Mas também são previstas parcerias com instituições e entidades de Arapiraca. “É um equipamento fundamental para a as aulas do curso, mas também garante as atividades de extensão e a presença da população arapiraquense no Campus. Como professora de Educação Física e como pró-reitora de Extensão, estou muito feliz com esse momento”, comemorou Joelma Albuquerque.

Já o Restaurante Universitário foi inaugurado no final de 2015, mas sem equipamentos e sem pessoal. “Entregar o prédio é só uma parte da obra. O trabalho mais complexo foi identificar as inconformidades, notificar a empresa, encontrar os caminhos administrativos e jurídicos para restaurar o prédio, licitar equipamentos, garantir contratação de pessoal e a compra de gêneros alimentícios. Nestes últimos meses, empreendemos uma verdadeira força tarefa para colocar esse restaurante em funcionamento”, destacou o professor José Vieira, vice-reitor da Ufal.

O RU vai funcionar no almoço e jantar, atendendo estudantes, professores e técnicos. “Esse equipamento já será entregue no modelo RU Ágil, que foi o processo estabelecido para que os comensais possam formar duas filas e se servir, diminuindo o tempo de espera. Mas a grande conquista é o edital de compra de alimentos orgânicos produzidos pela agricultura familiar. Um importante marco no desenvolvimento dos pequenos agricultores dessa região”, explicou Silvana Medeiros, pró-reitora Estudantil.

Maria José Alves, representante da cooperativa de agricultura familiar em Arapiraca, disse que é muito importante contar com este reconhecimento da universidade. “Produzimos alimentos de boa qualidade, a preços justos, sem agrotóxicos. Com esta parceria, os pequenos produtores são estimulados a produzir mais e melhor. E fazemos isso com alegria porque muitos dos estudantes que vão se alimentar aqui são filhos de agricultores”, contou Maria.

O estudante de Biologia, Eduardo Otávio, é um desses filhos de agricultores. Ele estava na fila para fazer a primeira refeição no Restaurante Universitário. “Meu pai teve uma grande alegria, há 4 anos, quando fui aprovado para estudar na Ufal. Agora, eu e ele estamos ainda mais felizes, porque a produção dele está contribuindo com a alimentação dos estudantes. Ele tem muito orgulho de mim e eu dele”, disse o estudante, muito emocionado.

A diretora do Campus Arapiraca, Eliane Cavalcanti, ressaltou que para chegar a esse momento de comemoração foi preciso o compromisso dos técnicos administrativos, professores e gestores. “Esperamos muito por isso e enfrentamos muitos problemas. Mas sabemos o quanto esses equipamentos são importantes para consolidar a interiorização da Ufal. Agradeço muito a todos que se dedicaram: da Sinfra, da nossa equipe de planejamento e da parte nutricional, muito bem encaminhada pelas nutricionistas Milena Castro e Marla Cerqueira”, destacou a diretora.

A reitora Valéria Correia ressaltou o compromisso da Gestão com as políticas estudantis, que são direito dos estudantes e dever do Estado. “Como assistente social e defensora das políticas estudantis, fico muito feliz em entregar esse restaurante, finalmente funcionando. Sabemos o quanto é fundamental, principalmente para estudantes de baixa renda, que chegam a representar 75% por cento do corpo discente das universidades públicas, contar com alimentação dentro do Campus”, finalizou a reitora.

Confira a Instrução Normativa do RU