Evento na Ufal tem palestras presenciais, online e visitas técnicas

Debates sobre a biblioteconomia teve participação de palestrantes de outros estados
Por Pedro Ivon – estagiário de Jornalismo
18/01/2019 11h42 - Atualizado em 18/01/2019 às 11h44
Evento ocorre desde o último domingo e encerra neste sábado (19). Foto: Pedro Ivon

O 22º Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Gestão e Ciência da Informação (Erebd), que ocorre na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), teve a programação da manhã desta quinta-feira (17) no auditório da Reitoria e da Biblioteca Central, com a realização de palestras presenciais, gravadas e mesas redondas.

“As palestras de hoje, na parte da manhã, são voltadas mais para a Gestão. Hoje a gente deu foco aos palestrantes de fora, mas sempre estão tendo palestras dos nossos professores, de Sergipe, muitos professores de Recife, também”, comentou Layne Torres, do curso de Biblioteconomia, que faz parte da organização do evento.

A primeira palestra teve início às 9h, na Reitoria, com o tema A Curricularização da Extensão na Biblioteconomia. A coordenadora do curso da Ufal, professora Nelma Camêlo, foi a responsável pelo debate. Em seguida, houve a palestra online do professor Aquiles Brayner, com o tema Curadoria Digital: novos rumos e oportunidades para as bibliotecas brasileiras. O docente, que já trabalhou como curador digital da British Library e é formado em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará, não pode comparecer presencialmente, mas enviou a palestra gravada.

O último acontecimento da manhã foi a mesa redonda A informação como elemento estratégico em organizações de ensino: várias das facetas do profissional da informação, que teve a participação de Eliete Sousa, do Cesmac, e Mira Dantas, da Biblioteca Graciliano Ramos. A mediação ficou por conta de Maytê Luanna, professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). As integrantes da mesa representaram a biblioteca nas esferas pública e privada.

No período da tarde estam previstas três visitas técnicas, duas delas, ao Museu de História Natural de Alagoas e ao Museu Théo Brandão, com mesas redondas falando sobre Informação em Ambiente Digital e a Ciência da Informação; e Tradição e Inovação na gestão de acervos bibliográficos de memória: desafios e resoluções. A última visita, ao Museu da Imagem e do Som Alagoano (Misa), contou também com a palestra A importância da circulação de resultados de pesquisa nas mídias sociais.

A 22ª edição do Erebd encerra neste sábado (19), no bloco de Geografia da Ufal. Para verificar a programação completa e ficar por dentro do que acontece acesse aqui. https://doity.com.br/erebd/calendario e o perfil no Instagram @erebd2019.