Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Projeto Resgatar

O projeto completa dez anos de atividade em 2019
Por Izadora García - relações públicas e Paulo Canuto - estudante de jornalismo
15/01/2019 16h46 - Atualizado em 15/01/2019 às 16h49
Projeto Resgatar em ação. Foto: Arquivo pessoal

Começam hoje (15) as inscrições para o processo seletivo do Projeto Resgatar. Universitários interessados deverão enviar e-mail com o título “Seleção Resgatar 2019.1”, contendo currículo e comprovante de matrícula em anexo, para o endereço eletrônico projetoresgatarhge@outlook.com. Já os candidatos que não estejam matriculados em cursos de ensino superior deverão apenas enviar currículo expondo o interesse em participar do projeto.

O processo de inscrição ocorrerá exclusivamente pela internet até o dia 30 de janeiro. No total, serão ofertadas 15 vagas para o período. A seleção para o projeto acontecerá em duas etapas: entrevista e participação de atividades pedagógicas em grupo, ambas de caráter eliminatório e classificatório. A data provável para a realização da entrevista é 1º de fevereiro, às 13h30, na Faculdade de Medicina (Famed).

Dez anos devolvendo sorrisos aos pacientes pediátricos

O Projeto Resgatar desenvolve estratégias de promoção de saúde por meio de atividades educativas com pacientes e acompanhantes da pediatria e do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Geral do Estado (HGE), no Hospital Escola Dr. Hélvio Auto (HDT) e no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA-Ufal). A iniciativa é um projeto de extensão ligado ao Núcelo de Saúde Pública (Nusp) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Os participantes também promovem orientação sobre direitos e exercício pleno da cidadania, promovendo humanização da assistência e uma aproximação entre pacientes, acompanhantes e profissionais da área de saúde. Além das atividades educativas, o projeto realiza atividades lúdicas em datas festivas, como carnaval, natal e páscoa.

“Este ano nosso projeto completa 10 anos de atividades e resgate de sorrisos e emoções com os pacientes e seus acompanhantes nos hospitais HGE, HDT e H.U, chegando próximo a 20 mil pessoas atendidas nas diversas ações. Para comemorarmos os 10 anos do projeto, tão significativo, estamos planejando e programando muitas atividades e festas”, conta a coordenadora do projeto professora Maria Edna Bezerra.