Ufal promove curso de Rítmica Dalcroze

Curso vai abordar ritmo musical, corpo e expressividade; vagas são limitadas

Por Paulo Canuto - estudante de Jornalismo
- Atualizado em
Arte de divulgação

O Grupo de Estudos em Métodos e Técnica de Ensino de Dança, Teatro e Música da Universidade Federal de Alagoas promoverá o curso “5 Lições de Rítmica Dalcroze: fundamentos estético-pedagógicos”. Com duração de cinco dias, a atividade será todos os sábado, a partir de 2 de fevereiro e seguem nos dia 9, 16 e 23, encerrando após o carnaval, em 16 de março. Foram disponibilizadas 35 vagas.

Todas as aulas serão ministradas no Espaço Cultural da Ufal, situado na praça Sinimbu e são destinadas a estudantes e professores dos cursos de Artes, Educação Física, Pedagogia, além de arte-educadores e arte-terapeutas. “O propósito é apresentar os fundamentos estético-pedagógicos da Rítmica Dalcroze de modo a orientar a prática pedagógica de estudantes e profissionais”, explica o coordenador do curso, José Rafael Madureira.

Rítmica Dalcroze é um sistema de educação musical concebido por Émile Jaques-Dalcroze (1865-1950) que revolucionou a prática pedagógica não apenas na música como também no teatro, na dança e na ginástica. As inscrições já começaram e vão até o dia 30 de janeiro, exclusivamente pela internet via Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).