Equipe Proford comemora recorde de formações em 2018

Programa de Formação Continuada em Docência registrou no ano de 2018 o maior índice de participação desde o seu início
Por Manoel Oliveira Jr. – estagiário de Relações Públicas
08/01/2019 15h50 - Atualizado em 09/01/2019 às 14h07
Um dos cursos ofertados no ano foi o de Práticas Inclusivas em Saúde Mental na Educação Superior

Os números de 2018 foram bastante positivos para o Programa de Formação Continuada em Docência do Ensino Superior (Proford). No último ano, foram ofertadas cerca de 20 atividades formativas, que receberam 909 docentes inscritos e tiveram mais de 500 concluintes. Os números foram os mais expressivos desde a criação do programa, em 2013.

O Proford é realizado pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e tem como finalidade a concepção de uma política de formação continuada em docência superior que concorra para o desenvolvimento do ensino, pesquisa, extensão e gestão.

Em comparação aos anos anteriores, o número de participações em 2018 foi quase o triplo do índice de 2014, que até então era o maior registrado pelo programa. O comitê de avaliação do Proford acredita que o resultado positivo se deve ao fato de o programa ter promovido inúmeras atividades formativas com temáticas relevantes para a docência superior e ministradas por formadores de diversas universidades do Brasil, em todos os campi da Ufal.

A divulgação das atividades também foi ampliada no portal da Universidade e nas redes sociais do programa, através do Instagram e do Facebook.

Dentre as formações oferecidas pelo Proford em 2018, o curso de Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas foi um dos mais disputados; o programa também realizou formações nas áreas de Saúde Mental, Didática para Professores Universitários, Curricularização da Extensão, Educação Inclusiva e Acessibilidade no Ensino Superior, Epistemologias da Docência Universitária e Gestão Pedagógica dos Cursos de Graduação.

Para melhorar esses números em 2019, a coordenadora de desenvolvimento pedagógico, Suzana Barrios, informa que no mês de janeiro será lançado o edital para seleção de propostas de capacitação que serão realizadas pelo Proford. Todas as unidades e campi da Ufal podem enviar propostas de cursos, oficinas, entre outras atividades formativas. O edital será divulgado em breve no portal da Universidade.