Edital do Sisu 2019.1 é lançado com 4,4 mil vagas

Os candidatos podem realizar as inscrições até a próxima sexta-feira (25)
Por Pedro Ivon – estagiário de Jornalismo
22/01/2019 10h44 - Atualizado em 23/01/2019 às 16h23
Confira o edital para as vagas da Ufal por meio do Sisu

Confira o edital para as vagas da Ufal por meio do Sisu

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) tornou público o edital para seleção de candidatos para os cursos de graduação que ingressarão na Universidade no ano letivo 2019.1, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O Campus A.C. Simões, o Centro de Ciências Agrárias (Ceca) e o Espaço Cultural terão vagas para cursos nos 1° e 2° semestres, já os campi Arapiraca e do Sertão, com suas unidades de ensino, tiveram as ofertas de alguns cursos (como Medicina Veterinária, Medicina e Psicologia) disponibilizadas apenas para o 2° semestre.

No total serão 4.498 vagas neste primeiro edital, para 90 cursos de graduação presenciais da Ufal.A fase única será realizada com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na edição de 2018. Os candidatos podem concorrer às vagas do Sisu 2019.1 somente se portarem o certificado de conclusão do Ensino Médio ou aqueles que comprovarem a conclusão do mesmo no período, forma e condições indicadas no edital. As vagas são divididas em ampla concorrência e reserva de vagas/cotas. 

Pelo sistema de cotas da Ufal, só pode concorrer os candidatos que estudaram durante todo o ensino médio em escola pública. Serão destinadas 50% das vagas para o candidato de família com renda per capita igual ou menor que um salário mínimo e meio bruto. A outra metade das vagas da reserva é independente de renda. Dentro desses dois grupos, serão reservadas as vagas para pretos, pardos e indígenas. 

As inscrições devem ser realizadas até as 23h59 da próxima sexta-feira (25). Os candidatos precisam ficar atentos ao horário oficial de Brasília. Para mais informações, acesse o edital na íntegra no site da Copeve.

Sisu 2019.1 tem mudanças no número de cursos, lista de espera e sistema de cotas

O atual representante do Sisu na Ufal, Zeuxis Emanuel, explicou sobre algumas das novidades.

“Nós tivemos uma pequena redução do número de cursos ofertados agora nessa edição, que são os cursos das unidades do interior do estado que iniciam no segundo semestre. Esses não serão ofertados agora”, explicou Zeuxis. E continua dizendo que “um exemplo é Medicina em Arapiraca. O curso inicia só no segundo semestre. Medicina Veterinária, em Viçosa, só inicia no segundo semestre. Esses cursos que totalizam 17, juntando os do Campus Arapiraca, Campus Sertão e as unidades, serão ofertados no Sisu 2019.2”.

Um novo edital será lançado posteriormente para que os candidatos possam se inscrever na segunda edição do Sisu e, assim, concorrer aos cursos que só têm início no segundo semestre. Apesar disso, se for do interesse do candidato, ele pode se inscrever em ambas as edições do Sistema de Seleção Unificada.

Outra mudança significativa é a da lista de espera. Esse ano o candidato só poderá entrar na lista de espera se não for chamado na Chamada Regular, independente da opção de curso, seja a 1ª ou a 2ª opção. Se o candidato foi convocado em uma das opções e não realizou a matrícula, será eliminado do processo seletivo. Caso ocorra de ir para a lista de espera, será possível escolher entre as duas opções de curso, diferente dos anos anteriores, onde só era possível escolher a primeira opção.

A terceira e última mudança foi com relação aos candidatos que se declaram pretos, pardos ou indígenas, que agora passarão por uma análise para entrar no sistema de cotas. Esses candidatos da demanda PPI “a partir desse ano, precisam fazer um processo de verificação, para os candidatos pretos ou pardos. Eles vão passar por esse procedimento presencial e uma banca específica vai fazer uma validação da autodeclaração deles”, explicou Zeuxis. Isso se deve aos casos de pessoas que estavam se declarando pretas ou pardas, mas não possuíam características fenotípicas específicas.

Os indígenas deverão apresentar uma documentação específica comprobatória, que dirá que possuem alguma ligação genética indígena.

Acesse o edital e confira: http://copeve.ufal.br/index.php?opcao=concurso&idConcurso=388.

Outro edital será lançado ainda este ano para as vagas restantes dos cursos do interior com entrada para o semestre letivo 2019.2.