Curso de verão da Pós-graduação em Ciências da Saúde promoverá doação de sangue

Por Amanda Alves - estagiária de Relações Públicas
25/01/2019 23h26 - Atualizado em 28/01/2019 às 14h13
Coleta acontecerá na próxima terça-feira, 29

O Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), promoverá, durante a 4° edição do Curso de Verão, uma doação de sangue. O evento acontece entre os dias 28 de janeiro e 2 de fevereiro, no Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), com a presença do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), no dia 29. A coleta será realizada entre 10h e 11h da manhã, e das 14h50 às 15h50 da tarde.

Para doar, é preciso atender aos seguintes requisitos: ter entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias de idade; ter peso igualou superior a 50 kg; estar alimentado, mas evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação; se for após o almoço, aguardar duas horas; ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas. Para aqueles que possuem entre 16 e 18 anos incompletos, a doação só poderá ser realizada mediante consentimento dos pais ou responsáveis legais.

Vale ressaltar que não estão aptos para realizar a doação as seguintes pessoas: as mulheres gestantes e que estão amamentando; pessoas que ingeriram bebida alcóolica nas últimas 12 horas; aqueles que fizeram tatuagem ou colocaram piercing nos últimos seis meses; quem teve hepatite após os 10 anos de idade; e aqueles que possuem evidência clínica para doenças transmitidas pelo sangue, como hepatites Be C e vírus HIV.

Os homens devem esperar um intervalo de 60 dias para realizar uma nova doação, e para as mulheres, o prazo é de 90 dias. Não podendo exceder o limite de quatro doações em um período de 365 dias para homens, e de três para mulheres.

Qualquer pessoa que esteja dentro dos requisitos pode doar, basta levar um documento oficial com foto e órgão expedidor (RG ou documento oficial equivalente).

Sobre o curso

O curso será voltado para estudantes de graduação que participem da grande área de Ciências da Saúde (Biologia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia, Enfermagem, Odontologia, Biomedicina, Medicina e Educação Física). O objetivo do evento é promover intercâmbio científico e tecnológico entre graduandos de instituições públicas e particulares com Pós-graduandos do programa de Ciências da Saúde, atuantes no estado de Alagoas.

As inscrições estão encerradas, mas todas as atividades teóricas serão abertas ao público. No entanto, os ouvintes não receberão certificado.

Acesse o site do evento e saiba mais http://cursodeveraoppgcs.blogspot.com/.