Cineclube Elinaldo Barros apresenta Brecht e o cinema

Projeto de extensão é uma realização do Núcleo de Estudo e Pesquisa das Expressões Dramáticas
Por Simoneide Araújo - jornalista colaboradora
29/01/2019 11h22 - Atualizado em 29/01/2019 às 11h23
Arte de divulgação

O segundo Ciclo Teatro e Cinema traz nova rodada de filmes, desta vez abordando o dramaturgo, poeta e encenador alemão do século 20, Bertolt Brecht. Trata-se de projeto de extensão realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas das Expressões Dramáticas (Neped), por meio do Cineclube Elinaldo Barros, com apoio do curso de Teatro e Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal de Alagoas. O evento segue nos dias 31 de janeiro, 28 de fevereiro e 21 de março, na sala 12 do Espaço Cultural da Ufal, às 16h30.

A primeira exibição aconteceu dia 6 de dezembro, com o filme A vida de Bertolt Brecht. O próximo será quinta-feira (31), A ópera dos três vinténs (Alemanha, 1931). Dia 28 de fevereiro será a vez de Kuhle Wampe (Alemanha, 1932), com roteiro de Brecht e Ernest Ottwalt. O último a ser exibido, Os carrascos também morrem (EUA, 1943), está marcado para 21 de março.

As atividades do Cineclube Elinaldo Barros são voltadas a servidores e alunos da Ufal e à comunidade em geral. O projeto de extensão é coordenado pela professora Ana Flávia Ferraz, que coordena o Neped com o professor Otávio Cabral.

De acordo com Ana Flávia, o nome dado ao Cineclube faz uma homenagem ao professor e estudioso do cinema alagoano, Elinaldo Barros, autor da mais importante obra sobre o cinema no Estado: Panorama do Cinema Alagoano. Ela revela que a proposta do Cineclube é criar um espaço de exibição de filmes que dialogue com os estudos interartes, promovendo reflexões que surjam dos encontros, aproximações e distanciamentos entre o teatro e o cinema.

O quê: Ciclo Teatro e Cinema: Brecht e o cinema
Quando: 31 de janeiro, 28 de fevereiro e 21 de março