Campus do Sertão oferta curso de aperfeiçoamento para professores

Acordo de cooperação técnica firmado com Secretaria de Educação beneficia cerca de 400 profissionais da rede municipal de ensino
Por Ascom Ufal
18/01/2019 10h43 - Atualizado em 18/01/2019 às 10h43
Abertura do curso em Delmiro Gouveia

O colegiado do curso de licenciatura em Pedagogia, do Campus do Sertão da Ufal, firmou um acordo de cooperação com a prefeitura municipal de Delmiro Gouveia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, para ofertar curso de aperfeiçoamento para cerca de 400 professores da rede municipal de ensino.

“A referida proposta tem a finalidade de atender aos dispositivos legas que orientam as escolas públicas a constituírem processos de Gestão Democrática. A Ufal vem colaborar com a realização do convênio para responder à demanda da Secretaria Municipal de Educação, considerando a função social da Universidade, que ultrapassa seus muros, consolidando-se assim enquanto instituição de produção e difusão do conhecimento no sertão do estado de Alagoas”, destaca a coordenadora do curso de Pedagogia e do aperfeiçoamento, a docente Ana Cristina Santos.

De acordo com a coordenadora, os professores das escolas municipais já foram agrupados em turmas e as atividades iniciadas em dezembro. “As atividades se desdobrarão em mais dois momentos presenciais, sendo um no dia 26 de janeiro, das 8h às 14h, e outro no dia 2 de fevereiro de 2019, no mesmo horário”, informa.

Segundo a professora, a carga horária dos momentos presenciais é de 20h. Além dos encontros presenciais, serão desenvolvidas atividades na modalidade a distância, utilizando o ambiente virtual de aprendizagem Moodle, numa frequência semanal com carga horária total de 40 horas.

A abertura solene das atividades do curso de aperfeiçoamento ocorreu no último dia 20 de dezembro, no Auditório Graciliano Ramos no Campus do Sertão da Ufal, e contou com a presença do prefeito de Delmiro Gouveia, Eraldo Joaquim Cordeiro; do presidente da Câmara de Vereadores, Ezequiel de Carvalho Costa; do promotor de Justiça, João Batista; da secretária Municipal de Educação, Iolanda Braz; do secretário adjunto Municipal de Educação, Fabrício Bittencourt Dias; do presidente do Sinteal – Núcleo Regional de Delmiro Gouveia, Pedro Ferreira de Sá Junior e do coordenador da Gestão Democrática e um dos principais idealizadores do projeto, Marcelino Moraes.

Representando a Ufal, estiveram presentes o diretor-geral Agnaldo José dos Santos; o diretor acadêmico, Thiago Trindade Matias; a coordenadora do curso de Pedagogia e do curso de Aperfeiçoamento, Ana Cristina Conceição Santos; e a vice-coordenadora do curso de Aperfeiçoamento, Lílian Kelly de Almeida Figueiredo Voss.

Na ocasião, houve o início das discussões acadêmicas com a mesa de abertura Gestão Educacional Democrática: da concepção aos limites e possibilidades da objetivação, proferida pela professora do Campus Arapiraca da Ufal, Maria Gorete Amorim, e mediada pelo docente do Campus do Sertão, José Ivanilson Barbalho.

“A Ufal, com notório reconhecimento no meio acadêmico, pela atuação em pesquisas nas áreas dos saberes, e a Secretaria Municipal de Educação de Delmiro Gouveia possuem interesses em desenvolver projetos e partilhar experiências em prol do aperfeiçoamento dos profissionais da educação básica da rede pública municipal de ensino, como forma de contribuir para a implementação da Gestão Democrática na referida rede”, afirma a professora Ana Cristina Santos.