Organizadores comemoram sucesso do projeto "Fala Candidato"

Reitora destaca que a Ufal cumpre papel democrático de abrir espaço para debates
Por Eloysa Lopes - estudante de Relações Públicas e Paulo Canuto - estudante de Jornalismo
28/09/2018 10h15 - Atualizado em 28/09/2018 às 10h15
Sabatina com candidatos a governador - Foto Manuela Callou

Sabatina com candidatos a governador - Foto Manuela Callou

Aconteceu na Universidade Federal de Alagoas o projeto Fala Candidato!, uma série de sabatinas com os candidatos do pleito eleitoral do Estado. A atividade iniciou na segunda-feira (17) com os candidatos aos cargos de deputado estadual e federal, e foi necessária uma segunda rodada, realizada no dia 25, para contemplar outros parlamentares que disputam os cargos. 

A quinta-feira (20) foi o dia dedicado aos candidatos ao senado e esta semana, dia 26, foi a vez dos candidatos a governador do Estado.  As sabatinas aconteceram em três blocos: no primeiro, com tema livre, os candidatos se apresentavam ao público presente; em seguida professores da Ufal elaboraram perguntas; e no terceiro momento foi a vez da plateia fazer os questionamentos com tema livre. 

“A universidade cumpre seu papel social e de extensão através do diálogo com a sociedade alagoana ao abrir espaços como esse para o bom debate, com liberdade de expressão e de ideologia”, destacou a reitora Valéria Correia. 

O projeto foi idealizado e executado pela coordenação do curso de Relações Públicas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em parceria com a Agência Experimental de Relações Públicas (Agerp), a Agência Júnior Comunique-se, o Coletivo Plural e o centros acadêmico de Direito Guedes de Miranda (Gestão Voz Ativa). 

Rodada de debates 

Na primeira sessão, que aconteceu no dia 17, estiveram presentes os candidatos a deputados estaduais e federais Bruno Toledo (Pros), Heloísa Helena (Rede), Jó Pereira (MDB), Judson Cabral (PDT), Lu Araújo (Psol), Othoniel Pinheiro (PT), Riso Costa (Psol), Sandra Lira (PT), e Tibério Rocha (Novo). A mediação do debate foi feita pelo professor do curso de Jornalismo Júlio Arantes Azevedo e na mesa de honra, o professor e vice-reitor da Ufal, José Vieira. O momento mais acalorado foi na discussão do tema “Escola sem Partidos”, revelando a divergência de ideias entre os candidatos presentes. 

Na quinta-feira (20) estiveram presente os candidatos a senador Cícero Albuquerque (Psol), Flávio Moreno (PSL), Osvaldo Maciel (PCB), Rodrigo Cunha (PSDB), e Sérgio Cabral (Patriota). O debate foi mediado pela jornalista Lenilda Luna e contou com a presença da reitora Valéria Correia, que falou sobre a importância da existência deste espaço e da iniciativa da organização do curso de Relações Públicas.  Questões étnico-raciais, segurança e mobilidade urbana foram alguns dos temas discutidos. 

Na segunda sessão com candidatos a deputado, no dia 25, as coligações indicaram a participação de Ana Pereira (PT), Emerson Mamede (PCdoB), Hemerson Casado (PP), Richard Manso (Podemos), e Tereza Nelma (PSDB). Os debatedores foram os professores Emerson Nascimento, coordenador do Laboratório de Estudos em Segurança Pública, e Elias Bonifácio, pesquisador da área de saúde pública. 

Encerramento 

O “Fala candidato!” da quarta-feira (26) trouxe os candidatos a governador do Estado Basile Christopoulos (Psol), Josan Leite (PSL) e Pinto de Luna (Pros) para discutir suas propostas de governo.  O atual governador e candidato à reeleição, Renan Filho (MDB) não pode comparecer ao evento. O debate foi mediado pela jornalista e coordenadora de comunicação da Assessoria de Comunicação da Ufal, Lenilda Luna. 

Assuntos de interesse público ao estado de Alagoas, como economia alagoana e brasileira, tendo como ênfase as dívidas públicas do estado e defesa da universidade pública foram postas para discussão juntamente com questões urgentes da política brasileira como a reforma da previdência e a PEC 95 entre outros. 

“Universidade por excelência é o local da arena de debates, é importantíssimo ter esse espaço aqui para debater as candidaturas ao governo do estado e esse momento é de extrema importância para que as pessoas possam avaliar as propostas dos candidatos e que mais atendam aos ideais democráticos”, destacou o candidato do PSOL, Basile Christopoulos. 

“Eu acredito que o debate livre, aberto, só dignifica a democracia e nós temos que debater principalmente com essa juventude e a universidade pública que é um espaço de engrandecimento político e de conhecimento. Essas sabatinas, assim como os debates, são de suma importância para sairmos da mesmice”, falou Pinto de Luna, do Pros.  

“É uma honra muito grande debater com professores e estudantes num ambiente que a gente tem muito carinho de estar aqui onde tem a tecnologia, a ciência, a educação. Aqui é onde fervilha o conhecimento e onde temos que ter as discussões de ideias, já que o ano que vem teremos um governante tomando conta dos destinos do nosso Estado”, finalizou Josan Leite, do PSL. 

Para a coordenadora do curso de Relações Públicas e do projeto “Fala Candidato!”, Manuela Callou, o evento representa os ideais da Ufal. “Este evento não é só a apresentação de um ou de vários candidatos a diferentes áreas do governo federal e estadual. Representa os ideais que a nossa universidade defende, assim como também representa altos valores da democracia, próprios das sociedades mais avançadas”, afirmou.