Livro de fotógrafo pernambucano será lançado no MTB

Autor retrata parteiras das diversas regiões pernambucanas
Por Anna Sales – estudante de Jornalismo
28/09/2018 08h53 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Arte de divulgação

Na próxima quarta-feira, 3 de outubro, às 15h, o Museu Théo Brandão (MTB) sediará o lançamento do livro Cordão, resultado de dez anos de imersão do fotógrafo e professor Eduardo Queiroga no universo das parteiras tradicionais de Pernambuco.

Queiroga disse que o título do trabalho remete ao tema fotografado. “Para cortar o cordão umbilical, a parteira antes amarra dois pedaços de cordão de algodão, para interromper a comunicação entre bebê e placenta, permitindo o corte. O corte deste cordão simboliza uma vida que se inicia, um percurso a ser construído. Se o cordão é o fluxo vital, ele também é aquele que estanca esse fluxo para a criação de outros novos”, explicou o autor.

Sobre o fotógrafo

Eduardo Queiroga possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, mestrado e doutorado em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCOM-UFPE). É coordenador e educador do projeto Fotolibras, professor em Instituições de ensino superior nos cursos de Fotografia, Jornalismo, Rádio/TV e Cinema e coordenador do bacharelado em Fotografia das Faculdades Integradas Barros Melo. Eduardo é autor dos livros Cordão e Coletivos fotográficos contemporâneos.

SERVIÇO:

O quê: lançamento do livro Cordão

Onde: Museu Théo Brandão

Quando: 3 de outubro, às 15h.