Encontro sobre Nutrição reúne representantes de diversas áreas da saúde

O evento teve o objetivo de fortalecer o SUS e contou com a presença de uma representante do Ministério da Saúde
Por Pedro Ivon – estagiário de Jornalismo
10/09/2018 09h34
Encontro sobre Nutrição na Ufal. Fotos: Renner Boldrino

Ocorreu, na última quarta-feira (5), no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Campus A.C. Simões, um encontro com o tema Políticas de alimentação e nutrição no Brasil: avanços e retrocessos. Coordenado pela professora Rísia Menezes, o evento teve como objetivo o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), e como público-alvo os profissionais de nutrição de Alagoas e de seus municípios. O evento idealizado pelos professores do Laboratório de Nutrição em Saúde Pública da Faculdade de Nutrição contou com a colaboração de estudantes do curso de Nutrição da Ufal.

“A gente vem aqui com o objetivo de fortalecer as políticas de alimentação e nutrição no Estado e fortalecer o SUS, consequentemente. Se a gente fortalece as políticas de alimentação e nutrição, fortalece o SUS”, declarou a coordenadora do evento. A mesa de abertura foi composta por representantes das diversas esferas da saúde, incluindo da Secretaria de Saúde de Maceió, dos conselhos Regional de Nutrição, de Secretarias Municipais de Alagoas, e Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, além da Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas e da Faculdade de Nutrição (Fanut) da Ufal.

A representante do Ministério da Saúde, Michele Lessa, também marcou presença no encontro e realizou a conferência de abertura, intitulada Políticas públicas de alimentação e nutrição no Brasil. “A nossa ideia é apresentar a política nacional de alimentação e nutrição e todos os programas e ações que vêm sendo desenvolvidos nessa agenda em nível nacional. E como o estado de Alagoas está na implementação dessas ações”, afirmou Michele. E continuou dizendo que o objetivo é “fortalecer o que a Ufal vem fazendo no apoio ao município, no apoio ao Estado”.

O evento encerrou no turno na tarde e lotou o auditório da Reitoria. Durante a programação a professora Risia adiantou que se reuniria com os gestores representantes das três esferas de governo, federal, estadual e municipal, além de alguns nutricionistas, para discutir as propostas apresentadas durante todo o evento. “O nosso objetivo é encaminhar as estratégias que a gente identificar aqui, que sejam possíveis e viáveis, para fortalecer as políticas de nutrição e alimentação aqui no Estado”, afirmou a docente.