Comunidade universitária pode colaborar com campanha #NoFake

Projeto da Ufal em Penedo pesquisa notícias falsas veiculadas durante o período eleitoral
Por Ascom Ufal
20/09/2018 08h00 - Atualizado em 20/09/2018 às 11h00
Campanha contra notícias falsas convida agentes colaboradores. Foto: Reprodução da internet

Campanha contra notícias falsas convida agentes colaboradores. Foto: Reprodução da internet

A propaganda eleitoral, na TV e no rádio, já está no ar, desde o dia 31 de agosto. O momento antecede o pleito eleitoral e tem o objetivo de ajudar os brasileiros a decidir em quem votar. Tendo em vista esse momento, alunos da Ufal em Penedo, integrantes do projeto No fake - combatendo as notícias falsas nos processos político-eleitorais! estão engajados em encontrar e denunciar informações inverídicas sobre a eleição deste ano, difundindo para o restante da Ufal e outros setores da sociedade os instrumentos que a campanha dispõe para a coleta de fake news. 

O professor e coordenador do projeto, Mac-Dawison Buarque Lins Costa, explica que a comunidade universitária pode participar enviando a notícia que apresente qualquer suspeita ou desconfiança quanto à veracidade, com a hashtag #NoFake, para o e-mail nofake.al@gmail.com ou para o número de whatsApp (82) 99969-1818. 

“Cada aluno, de cada curso, além de cada técnico e cada professor, passa a ser um agente colaborador na pesquisa e coleta de notícias falsas nestas eleições, que serão enviadas para nosso banco de dados e logo analisadas e selecionadas para futuro estudo das mesmas”, explica o professor. “Concluídas as investigações, as fake news que tenham causado ou ameaçado causar algum impacto no resultado do pleito atual serão apresentadas e servirão de casos a serem debatidos junto com o tema na segunda etapa do Fórum de Direito e Políticas de Comunicação, que ocorrerá em Maceió, no Campus A.C. Simões, após as eleições 2018”, adianta o docente. 

O projeto, capitaneado pelos alunos das disciplinas de Marketing Turístico e de Legislação Aplicada ao Turismo, respectivamente dos 4º e 6º períodos do curso de graduação em Turismo da Universidade, envolve alunos de todos os cursos da Ufal Penedo (Engenharia de Produção, Engenharia de Pesca, Sistemas de Informação, Ciências Biológicas e Turismo). 

“A ideia é que a 'onda avance' e todo membro da comunidade universitária, de todos os campi, tornem-se agentes colaboradores nesta campanha, como 'detetives de notícias', coletando dados que nossa equipe analisará e transformará em elementos do objeto a ser estudado”, destaca Mac-Dawison. 

A estudante do curso de Turismo e monitora do projeto, Marianne Rocha, ressalta que “a campanha não se restringe apenas ao espaço da Ufal, mas o pensamento é agregar outros ambientes educacionais e a sociedade em geral que tenha interesse em auxiliar nesse processo”, ressalta. 

A iniciativa também faz parte do Programa Sistema de Comunicação Audiovisual Universitário, que reúne pesquisa na área da Comunicação, do Jornalismo e do Direito entre a Universidade Federal de Alagoas (Brasil) e o Observatório Iberoamericano de la Comunicación de la Universidad Autônoma de Barcelona (UAB - Catalunha – Espanha). 

Participam do projeto, como monitoras, as estudantes Ana Paula Lima, Marianne Rocha e Nickolas Bonfim; os docentes Alexandre Oliveira e Fabiana Lima; e a coordenadora da Ascom Ufal, a jornalista Lenilda Luna. 

O lançamento da campanha No fake - combatendo as notícias falsas nos processos político - eleitorais! foi no dia 30 de maio, na Casa da Aposentadoria de Penedo. Para saber mais, clique aqui.