Portal do Governo Brasileiro

Comissão se reúne para avaliar resultados da 1ª fase do PDI

Etapa foi realizada por consulta online e contou com mais de dois mil participantes
Por: João Paulo Rocha - estagiário de Relações Públicas - 11/09/2018 às 09h35
context/imageCaption

Resultados são avaliados para formar fóruns

A Comissão Central do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) se reuniu para avaliar os dados da consulta online individual da ação, ou seja, aqueles em que os usuários da Universidade (estudantes, professores e técnicos) e membros da sociedade civil, responderam na primeira fase. 

Formada pela Gestão Central da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), membros da Associação dos Docentes (Adufal), do Sindicato dos Trabalhadores (Sintufal), por estudantes e por representantes da sociedade, a comissão analisou os resultados da consulta que foram expostos pela Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst). 

Os dados foram validados e encaminhados às subcomissões de ensino, pesquisa e extensão para que também possam responder sobre os resultados, apreciando as sugestões levantadas, além de poder manifestar as próximas estratégias. 

Nesta primeira fase da consulta, 2.336 usuários participaram, e desse total, 81% afirmaram concordar com os objetivos propostos. Após esta etapa, uma consulta coletiva foi direcionada às unidades acadêmicas e aos campi fora de sede, para a avaliação dos objetivos estratégicos pela comissão central e subcomissões. 

A reitora Valéria Correia, presidente da comissão, explica que as subcomissões farão uma análise dos dados apresentados e reportarão à comissão responsável em uma próxima reunião, que ocorrerá no dia 21 de setembro. “Será feito um apanhado sobre os objetivos estratégicos e uma análise dos dados das unidades acadêmicas, pois tivemos atrasos na entrega das considerações de algumas unidades”, afirma. 

A próxima etapa com a participação da comunidade será através de seis fóruns temáticos. Serão instalados os fóruns dos diretores dos campi fora de sede e das unidades acadêmicas; coordenadores de graduação e de pós-graduação; estudantil, técnico e docente. Nesta fase a comunidade irá apreciar e discutir as ações meios e fins para atingir os objetivos estratégicos escolhidos na etapa da consulta pública online. A Comissão Central emitirá documento com a análise da primeira etapa para toda a comunidade universitária que deverá subsidiar as discussões nos fóruns bem como informará as datas de instalação e de funcionamento deles. 

Valéria e a comissão avaliam a reunião como um importante passo para a Universidade. “O encontro foi muito positivo para o processo da primeira etapa do plano, considerando que essa foi uma primeira experiência vivenciada pela Ufal através de consulta online, possibilitando, inclusive, a participação de membros de toda a sociedade. A expectativa é que o processo de participação se amplie com os fóruns e as audiências que ocorrerão”, finaliza.