Secs divulga conselheiros eleitos dos segmentos docente e técnico

A posse dos representantes do Consuni para o biênio 2018 - 2020 será na segunda-feira (3)

Por Diana Monteiro - jornalista
- Atualizado em
Servidores colaboraram na apuração (Foto: Renner Boldrino)

A próxima sessão ordinária mensal do Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal de Alagoas, na segunda-feira, 3 de setembro já será com a nova composição de representantes dos segmentos docente e técnico-administrativo para o biênio 2018 - 2020. Conforme convocação da Secretaria dos Conselhos Superiores (Secs), a solenidade de posse está definida para 14 h.

A posse será a primeira ação da ordem do dia, após a abertura da sessão pela reitora Valéria Correia e análise e aprovação de Atas de reuniões anteriores. Na disputa para a eleição do Consuni foram inscritas para o segmento docente 21 chapas e para o técnico-administrativo, 18 chapas, para a escolha de oito representantes de cada segmento,.

A apuração transcorreu durante a quinta-feira (30), na Sala dos Conselhos. No final da tarde, o resultado foi anunciado pelo presidente da comissão eleitoral, Rômullo Santos. Os  representantes do segmento docente no Consuni, pela ordem de classificação, são os seguintes:

Amauri Barros (titular) e Elthon Allex (suplente) - 512 votos; Josealdo Tonholo (titular) e Adriana Guimarães (suplente) - 450 votos; João Barbirato (titular) e Emiliano Barreto (suplente) - 415 votos; Rachel Rocha (titular) e Viviane Regina (suplente) - 352 votos; Elton Lima (titular) e Márcia Cristina (suplente) - 342 votos; Elvira Simões (titular) e Ricardo Cabus (suplente) - 324 votos; Ângela Maria (titular) e Edna Prado - 319 votos; e Ligia Ferreira (titular) e Maria Gorete (suplente) - 293 votos.

Os técnico-administrativos eleitos para o Consuni são: Rodolfo Oliveira (titular) e José Ulisses (suplente) - 503 votos; Wellington Pereira (titular) e Bruno Morais (suplente) - 452 votos; Leandro Gonçalves (titular) e Jarman Aderico ( suplente) - 442 votos; José Edson (titular) e Jobson Lima (suplente) - 354 votos; Faustino Junior (titular) e João Paulo (suplente) - 353 votos; Maria Betânia (titular) e Paulo Sérgio (suplente) - 336 votos; Márgara Rodrigues (titular) e Marcos Jorge (suplente) – 323 votos; e Íris Danielle (titular) e Jouber Lessa (suplente) - 317 votos.

Para o Conselho de Curadores (Cura), onde foram inscritas duas chapas como representantes de cada segmento, foram eleitos: Anderson Gama Goes (titular) e Maria Melina Guirra (suplente) como representantes dos servidores técnico–administrativos. Maria Cristina Soares Trezza (titular) e Rodrigues Guimarães (suplente), como representação dos docentes. A posse para o Cura ainda não tem data definida.

O presidente da comissão eleitoral considerou que a eleição transcorreu tranquila. Romullo parabenizou aos eleitos, aos participantes do pleito e aos que trabalharam na apuração dos votos. “Trabalhamos o dia todo nessa apuração. Eu defendo que na próxima eleição seja utilizada urna eletrônica visando agilizar, principalmente, a apuração dos votos”, enfatizou.

Pautas da sessão mensal

A nova composição do Conselho Universitário participará no dia 3 de setembro das seguintes pautas definidas para a primeira sessão ordinária mensal: cooperação entre a Ufal e a Cooperativa de Catadores da Vila Emater (Coopvila), objetivando instituir procedimentos de coleta e processamento para reciclagem de documentos da Universidade; convênio entre Ufal e a Secretaria Estadual do Esporte, Lazer e Juventude de Alagoas objetivando implementar ações do Programa “Na Base Do Esporte”; parceria entre Ufal e a Usina Coruripe para a geração de produtos biotecnológicos da Estação de Tratamento de Efluentes.

Também está na pauta da sessão a substituição de Conselheiros no Conselho Deliberativo da Fundepes; a denominação do novo Bloco da Faculdade de Medicina (Famed) como  “Unidade Docente Assistencial Prof. Gilberto de Macedo”. Serão ainda apreciados processos enviados pelo pelo Conselho de Curadores (Cura) para autorizar Leilão de bens e equipamentos em estado de sucata e inservíveis; e de permissão de uso de bem imóvel pela Embrapa.

Na ordem do dia, será apreciada a Minuta que reformula e atualiza os procedimentos de colação de grau na Ufal, a leitura de Moção de Repúdio apresentada pelo Centro de Educação (Cedu) e deliberação sobre a Nota acerca dos cortes orçamentários na Capes e CNPq.