Saindo do ambiente íntimo e de conforto, “rearrumação” estreia na Pinacoteca

Abertura será no dia 28 e visitas podem ser feitas a partir do dia 29, das 8h30 às 17h30
Por Ascom Ufal com informações da Pinacoteca
23/08/2018 09h33 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Arte de divulgação

Arte de divulgação

Com a proposta de abranger o contexto de duas diferentes exposições em um mesmo ‘espaço’, rearrumação chega aos salões da Pinacoteca Universitária no dia 28 de agosto, a partir das 19h. Ramificada em ato 3: corpo aberto, de Gilbef, e desterro, de Matheus Arruda, a mostra narra a poética das vivências de ambos os artistas. 

A inspiração para o nome da exposição foi o poema Rearrumação, de Karina Rabinovitz, que exprime em seus versos a vontade de sair do convencional, do pré-estabelecido, de jogar tudo para o alto, livrando-se das amarras dos valores materiais e, principalmente, deixando escapar um pedaço do interior ao mundo exterior. Tornando o individual público e o particular popular. 

Desta forma, as obras apresentadas dialogam com a poesia, explorando as mais variadas técnicas e suportes em harmonia com o espaço para convidar o espectador a adentrar neste universo ‘rearrumado’. São desenhos, esculturas, gravuras, pinturas e instalações, que remetem, além de tudo, à própria condição humana. 

Os visitantes que tiverem a oportunidade de conferir o primeiro salão do museu irão se deparar com desterro, de Matheus Arruda. A exposição revela o lado intimista do artista, sendo um emaranhado de inquietações, sobretudo em relação ao vazio, uma tentativa de materializar a complexidade do sentir. 

Já o segundo salão, composto por ato 3: corpo aberto, de Gilbef, é a sequência do conjunto Manifesto Poderes Humanos, que teve seus dois primeiros atos expostos em outros espaços culturais de Alagoas. Na Pinacoteca, serão reveladas quatro séries distintas da vasta produção do artista, além de obras inéditas, que de diversas maneiras expressam seus sentimentos dualístico político e poético sobre desigualdade social, violência e pobreza. 

“Na exposição, a gente traz nossas obras de arte, nossos sentimentos e os arrumamos em outro lugar para que as pessoas possam utilizar, possam entrar em contato e também fazer parte disso com a gente”, revelou Matheus Arruda. 

“A troca, o afeto, o respeito, o olhar são fragmentos da nossa exposição; são reflexos do nosso dia a dia. As exposições dialogam por elas serem arrumadas de uma maneira diferenciada em alguma questão; pode ser estética ou poética e é por isso que o poema Rearrumação, de Karina Rabinovitz, une as exposições dentro de um espaço”, avaliou Gilbef. 

A mostra é a terceira exposição temporária da pauta anual de 2018 da Pinacoteca e segue nos salões do museu até dia 2 de outubro de 2018. As visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, sempre das 8h30 às 17h30.

SERVIÇO

Abertura da exposição rearrumação

Data: 28 de agosto de 2018

Visitação: de 29 de agosto a 2 de outubro de 2018

Horário: às 19h

Local: Pinacoteca Universitária/Ufal, Espaço Cultural Salomão de Barros Lima, Praça Visconde de Sinimbu, nº 206, 1º andar, Maceió – Alagoas

Contatos: (82) 3214-1545 | comunicacaopinaufal@gmail.com

Redes Sociais: facebook.com/pinacotecaufal | instagram.com/pinacotecaufal/ | twitter.com/pinacotecaufal

Entrada gratuita