Proex avalia e comemora número de visitas agendadas na SBPC Jovem

Levantamento pós-evento apresenta dados positivos
Por Thalis Firmino – estudante de Jornalismo
08/08/2018 11h43 - Atualizado em 09/08/2018 às 08h52
Escolas marcaram presença todos os dias do evento. Fotos: Cristiane Honorato

Em ação conjunta entre setores e instituições externas, o maior evento científico da América Latina, a Reunião Anual da SBPC, realizada na Ufal entre os dias 22 e 28 de julho, encerrou suas atividades com avaliação positiva por parte das comissões.

A Pró-reitoria de Extensão (Proex), responsável pela organização da SBPC Jovem, SBPC Cultural e SBPC Afro e Indígena contou com o auxílio de servidores, bolsistas e estagiários que se dividiram, diante das características individuais e profissionais, nas muitas áreas de produção, comunicação e montagem do evento.

Um dos aspectos pontuado pela equipe gestora, como resultante do sucesso, é a articulação que se estabeleceu entre a Ufal, instituições e secretarias locais no planejamento e parceria para colaboração mútua. Na SBPC Alagoas, a Proex contou com apoio das secretarias Municipal de Educação (Semed) e de Estado da Educação (Seduc) para integração de estudantes da educação básica no ambiente acadêmico. Ao todo, 260 grupos sociais e escolas foram credenciados e vários municípios alagoanos marcaram presença; mais de dez mil alunos puderam conhecer e vivenciar os estudos e atividades práticas da ciência que é produzida no Brasil e, em especial, na Ufal.

A coordenadora responsável pelo agendamento das escolas, Cristiane Honorato, que atuou na mesma função no Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite) e na 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, ressaltou a satisfação em trabalhar no evento. Ela destacou a importância desses vínculos para facilitação do acesso à Universidade, levando em consideração que é um importante complemento dos assuntos estudados em sala de aula. Honorato também comentou sobre trabalho prestado pelos monitores. “Realizar essa atividade foi bastante gratificante, visto que é um evento científico com uma vasta programação voltada para esse público. E a equipe que foi composta por 22 pessoas se doou de forma bastante positiva na recepção dessas instituições. Lidar com alunos não é fácil e, mesmo assim, era visível a atenção e cuidado de todos", concluiu.

A comissão nacional da Reunião Anual da SBPC classificou a SBPC Jovem como um sucesso de público e outras entidades, tendo como exemplo a Agência Espacial Brasileira (AEB), destacaram que há alguns anos não viam um número tão expressivo de visitantes, ressaltando ainda a qualidade dos estudantes que visitaram os espaços, com domínio dos conceitos, fazendo perguntas complexas e pertinentes aos assuntos trabalhados.