Obras do Restaurante Universitário em Delmiro Gouveia estão perto de concluir

Em visita técnica ao RU, Gestão da Ufal promoveu uma reunião para avaliar a situação das obras
Por Amanda Alves – estagiária de Relações Públicas
20/08/2018 10h29 - Atualizado em 20/08/2018 às 12h07
Gestores se reuniram com comunidade acadêmica de Delmiro Gouveia

Representantes da Gestão Central da Ufal realizaram uma visita técnica ao Restaurante Universitário de Delmiro Gouveia, na primeira semana de agosto. Estiveram presentes o vice-reitor José Vieira Cruz, a pró-reitora Estudantil, Silvana Medeiros e o superintendente da Sinfra, Dilson Ferreira. Na oportunidade, houve uma reunião com o diretor do Campus do Sertão, o professor Agnaldo Santos, o engenheiro Francisco Texeira e a nutricionista Maria Kátia para avaliar a atual situação das obras. O Restaurante foi inaugurado em 2015, porém, não foi possível efetivar seu funcionamento devido a diversas inadequações que estão sendo sanadas pela gestão atual da Universidade.

A reitora Valéria Correia não podia estar presente, mas designou uma equipe para realizar a visita. “Solicitamos ao vice-reitor, que é do Campus do Sertão, a visita juntamente com a nossa equipe da Pró-reitoria Estudantil e de infraestrutura, para que dialogasse com a comunidade e ajustasse um cronograma de trabalho com todos os envolvidos. Considerando a necessidade de efetivar a entrega desse equipamento, o mais rápido possível, fundamental para a permanência dos estudantes”, comentou Valéria.

Segundo Silvana Medeiros, apesar do atual cenário de restrição orçamentária nas universidades, a Gestão reafirma o compromisso de abertura do restaurante, com as condições adequadas para se tornar um importante equipamento de apoio acadêmico.

Debate sobre o RU

O vice-reitor explica que foi promovido um debate com a gestão do campus e estudantes, sobre a abertura do Restaurante Universitário. “Na ocasião, promovemos um proveitoso debate sobre as medidas a serem tomadas para sanar as pendências do RU no Sertão. Todos os setores envolvidos, direção do campus, engenheiros da Universidade e a representação estudantil, técnica e docente expuseram as pendências e os possíveis prazos para o funcionamento do RU. Além disso, se comprometeram a acompanhar o cronograma de execução de finalização das pendências do mesmo, estabelecido na presente visita, bem como, divulgar amplamente o cronograma entre a comunidade acadêmica’’, afirmou Vieira.

Contratação de terceirizados e alimentos

Sobre a contratação de terceirizados, Silvana Medeiros afirma que o processo já está concluído, e a compra de alimentos será proveniente de agricultura familiar. “Quanto à compra de alimentos, estaremos realizando no período de 14 a 27 de agosto oficinas em Viçosa, Arapiraca, Maceió e Delmiro para mapeamento da produção de alimentos da agricultura familiar para abastecimento dos restaurantes universitários para dar início às chamadas públicas”, explicou.

Obras

Emerson Camelo, que é engenheiro e faz parte da gerência de obras da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), também esteve presente na visita e afirmou que será entregue um relatório das obras. Após isso, eles terão um panorama geral, e assim podem dar o prazo de entrega final. “ Ficou acertado na reunião que até o fim do mês o engenheiro que está alocado no campus vai entregar um relatório com as pendências que ainda faltam na relação de infraestrutura, para que possa ser dado o prazo final e concluir essa parte”, ressaltou Camelo.