Músico italiano participa de festival de violão da Ufal

Evento é realizado de 15 a 17 de agosto, em parceria com o Sesc Alagoas
Por Simoneide Araújo - jornalista colaboradora
09/08/2018 10h15 - Atualizado em 09/08/2018 às 20h35
Davide Tomasi, violonista italiano

Davide Tomasi, violonista italiano

Um dos mais promissores violonistas de sua geração, o italiano Davide Tomasi vem a Maceió e vai participar do 1º Feviufal - Festival de Violão da Universidade Federal de Alagoas. O evento é uma realização da Ufal, em parceria com o Sesc-Alagoas, e acontece de 15 a 17 de agosto. 

As atividades do Feviufal vão acontecer no Espaço Cultural Universitário, na Praça Visconde de Sinimbu. O evento é aberto ao público, mas quem quiser receber certificado terá que se inscrever no sistema acadêmico da Ufal (Sigaa). Apenas o recital de Tomasi será no Teatro Jofre Soares, no Sesc Centro, e é preciso adquirir ingresso. 

De acordo com o coordenador do festival, Milson Fireman, professor do curso de licenciatura em Música, o evento terá palestra, masterclass, mesa-redonda, oficinas e recitais. “A ideia é montar uma pequena orquestra de violões após as oficinas de práticas de conjunto”, disse. 

Na programação, além de recital, o convidado italiano também comandará uma masterclass e uma oficina de prática de conjunto. Como atrações locais, dois alunos do curso de Música se apresentar, Willbert Fialho e Nicolas Silva. “Queremos valorizar nossos alunos, artistas locais”, completou Fireman. 

Convidado internacional 

Convidado para o  Feviufal, Tomasi tocará em mais de 50 cidades ao redor do mundo – incluindo um ciclo de concertos no Brasil, Argentina e México – e faz sua estréia no International House of Music, em Moscow. Dia 17 será o recital em Maceió. “Quando soubemos da vinda de Tomasi, fizemos o convite para ele compor a programação do nosso festival”, destacou o coordenador. 

Tomasi venceu festival na Espanha e, além do prêmio em dinheiro, incluindo turnê com apresentações em cidades brasileiras e de outros países. Ele é o vencedor do segundo prêmio da ARD International Music Competition, em Munique, que é considerada uma das competições mais prestigiadas no mundo, e em outras 25, entre elas, o 1º lugar no Tokyo International Guitar Competition, 2º lugar no Guitar Masters 2016 (Wroclaw, Poland), 1º lugar no José Tomas International Guitar Competition in Petrer (Espanha) e o National Prize of Artes, oferecido aos melhores músicos na Itália pelo Ministério da Educação daquele país. 

O músico tem se apresentado como solista acompanhado de orquestras, como a Müncher Rundfunkorchester, a AUKSO, a Montenegrin Symphony Orchestra, a Orchestra Sinfonica Giovanile del Piemonte e muitas outras. Também é convidado a tocar em prestigiadas salas de concerto, tais como o Auditório do Museu do Violino, em Cremona; o Fórum Nacional de Música, em Wroclaw; o Prinzregententheater, em Munique; o Teatro Coccia, em Novara; o Grosser Ehrbar Saal, em Viena; e muitas outras. 

PROGRAMAÇÃO DO FEVIUFAL

Dia 15 de agosto

14h - Abertura

15h - Palestra sobre edição musical e digitação para violão

17h - Oficina de prática de conjunto

19h30 - Recital - Willbert Fialho

 

Dia 16 de agosto

14h - Masterclass com Davide Tomasi

16h - Oficina de prática de conjunto

19h30 - Recital -Nícolas Silva

 

Dia 17 de agosto

14h - Mesa-redonda sobre prática deliberada

16h - Oficina de prática de conjunto

18h - Apresentação dos resultados da oficina

19h30 - Recital - Davide Tomasi, no Teatro Jofre Soares, no Sesc Centro

SERVIÇO

O quê: 1º Feviufal - Festival de violão da Ufal

Quando: de 15 a 17 de agosto

Horário: das 14h às 20h30

Onde: Espaço Cultural, na Praça Visconde de Sinimbú e no Teatro Jofre Soares, no  Sesc Centro