Maestro Almir Medeiros volta a comandar a Orquestra da Ufal

Concerto de reestreia será próximo dia 30, no Teatro Deodoro, com entrada gratuita
Por Simoneide Araújo - jornalista colaboradora
27/08/2018 07h40 - Atualizado em 24/08/2018 às 13h38
Ensaio da Orquestra da Ufal

De volta ao comando da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Alagoas, onde já foi violoncelista e regente por mais de dez anos, isso na década de 1990, Almir Medeiros assume novos desafios e traz um novo olhar para o grupo. A intenção dele é ir passeando pelos grandes clássicos da música erudita universal, mesclando com o repertório nacional, dando atenção especial aos compositores alagoanos que estão esquecidos.

No próximo dia 30, às 20h, no Teatro Deodoro, a Orquestra da Ufal fará mais um concerto dentro do projeto Quinta Sinfônica e será a reestreia do maestro Almir Medeiros como regente do grupo. “Para este primeiro concerto não tivemos muito tempo de trabalhar um repertório com as minhas características. Faremos um pouco da música barroca de Bach e Handel, tocaremos uma abertura de uma ópera famosa do compositor alemão Jacques Offenbach, um poema sinfônico do compositor finlandês Jean Sibelius, além de compositores nacionais como Luiz Gonzaga e até um alagoano do século passado chamado Tavares de Figueiredo”, anunciou.

A partir do próximo concerto, Almir traz como novidade a narração explicativa do repertório para que o público tenha acesso às histórias que envolvem as obras apresentadas. “Essa é uma ideia que implantaremos nos nossos concertos. Para este ainda não faremos do jeito que eu estou pensando, por conta da exiguidade do tempo, mas já teremos a narração explicativa do repertório de uma maneira didática para uma melhor compreensão das peças. A forma como iremos implementar essas novidades ainda não será plena para este concerto do dia 30, no entanto, trabalharemos em cima disto para os próximos”, disse.

Quase quatro décadas dedicadas à música

O maestro Almir Medeiros tem uma trajetória de quase 40 anos dedicados à música. Ele se destaca também atuando como instrumentista, compositor, produtor e arranjador. Atualmente é professor de Música do Instituto Federal Alagoas (Ifal), onde coordena um projeto de formação inicial na área de instrumentistas de cordas friccionadas, além de ser o regente da Orquestra Jovem dessa mesma instituição de ensino.

Almir Medeiros iniciou seus estudos musicais na Banda de Música da antiga Escola Técnica Federal de Alagoas [atual Ifal], com o Mestre Manuca, já falecido, com quem aprendeu as primeiras notas no clarinete. No violoncelo teve como mestre o professor Nelson Campos, da Universidade Federal da Paraíba. Em 1990 concluiu o curso de licenciatura em Música pela Universidade Federal de Alagoas. Especializou-se em arte-educação pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac) e obteve o título de mestre em Música pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 2017.

Atuou como violoncelista na Orquestra Sinfônica de Sergipe, na extinta Orquestra Filarmônica de Alagoas, onde também foi regente, e, posteriormente, na Orquestra de Câmara da Ufal, na qual também assumiu a regência no período de 1990 a 1996. Suas andanças não param por aí. Em 2007, na cidade de Marechal Deodoro, fundou o quarteto A La Sax, grupo de saxofones que já fez várias apresentações dentro e fora do Estado de Alagoas.

Como compositor e arranjador, trabalhou em vários projetos, entre eles: confecção da trilha sonora para o Parque Memorial Zumbi dos Palmares, com a participação de artistas consagrados nacionalmente como Djavan, Toni Tornado, Lecy Brandão, Chica da Silva e Carlinhos Brawn. Em 1997, recebeu o prêmio de destaque do ano na música alagoana pela composição do balé Festança, uma viagem pelo folclore alagoano, desde o bumba-meu-boi até o guerreiro. O prêmio foi oferecido pelo governo municipal, por meio da Empresa de Turismo de Maceió (Emturma).

Em 2006, participou da montagem da ópera a A Flauta Mágica, do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, regendo esta importante obra da música universal com a participação de solistas internacionais e da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba.

Já se apresentou ao lado de vários artistas de expressão nacional como Leila Pinheiro, Lecy Brandão, Roberta Miranda, Djavan e Arthur Moreira Lima. Dirigiu o Show de inauguração do Teatro Gustavo Leite com a participação do consagrado cantor e compositor Djavan, ocasião em que também atuou como instrumentista e arranjador.

Em 2016, foi o diretor musical do espetáculo Maceió 200 anos, comemorativo ao aniversário do bicentenário da cidade de Maceió, onde, além de dirigir também trabalhou na confecção dos arranjos das músicas apresentadas.

Quinta Sinfônica

O Quinta Sinfônica é realizado pela Ufal, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult/AL) e a Diretoria de Teatros de Alagoas (Diteal). Por meio desse trabalho são oferecidos concertos gratuitos para a comunidade, sempre na última quinta-feira do mês. Desde 2011, como um projeto de extensão da Ufal, mantém uma pauta permanente no Teatro Deodoro e, nos últimos anos, vem conseguindo apresentar um repertório de músicas eruditas e regionais e formar público para concerto.

Este ano, ainda teremos mais dois concertos no Teatro Deodoro: 18 de outubro e 20 de dezembro.

O quê: Quinta Sinfônica - concerto da Orquestra Sinfônica da Ufal

Quando: 30 de agosto