Livro sobre os direitos na infância analisa tema atual

Obra da professora Márcia Iara Costa da Silva, editada pela Edufal, foi solicitada pela Editora Papel Social para comercialização
Por Márcia Alencar – jornalista
30/08/2018 08h38 - Atualizado em 30/08/2018 às 08h39
Autora Márcia Iara Costa da Silva com seu livro

O livro Infância perdida, direitos negados, o trabalho infantil em questão, da professora e assistente social Márcia Iara Costa da Silva, foi solicitado pela Editora Papel Social, de São Paulo, para comercialização. “A nossa equipe se enche de orgulho em ver o conhecimento produzido por aqui indo cada vez mais longe”, disse Lídia Ramires, diretora da Editora Universitária (Edufal) da Universidade Federal de Alagoas.

A obra contribui para ampliar o debate sobre o trabalho infantil, considerando a inserção de crianças e adolescentes na atividade de mariscagem, cujo processo se dá desde a pesca até a comercialização. A autora busca analisar os aspectos subjetivos que favorecem a persistência do trabalho infantil na orla lagunar de Maceió, na favela Sururu de Capote.

Assistente social com larga experiência no campo do planejamento e da gestão de programas de atenção à criança e ao adolescente, Márcia salienta no livro que as questões ligadas ao tema do trabalho infantil não podem ser respondidas satisfatoriamente sem que se examine o lugar que ocupa e como é encarado o trabalho no contexto da reprodução social. O desafio vem da tese de doutorado mediante a aproximação com a questão no próprio meio que ocorre, situando a pesquisa na orla costeira, em Maceió, “onde a exploração do trabalho infantil é historicamente associada à pesca artesanal e às condições de vulnerabilidade e situação de risco das famílias”.

Esse e outros títulos da Edufal estão disponíveis na sede da Editora, no CIC - Campus A. C. Simões, e nas extensões da Editora, no Espaço Cultural, na Praça Sinimbú, e no Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia.