Gestores de comunicação planejam rede de informações das Ifes

Durante encontro, a Ufal foi escolhida como próxima sede de evento dos comunicadores
Por Lenilda Luna - jornalista
29/08/2018 08h15 - Atualizado em 29/08/2018 às 13h01
Comunicadores presentes ao Encontro do Cogecom

Comunicadores presentes ao Encontro do Cogecom

Durante o 3° Encontro do Colégio de Gestores de Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) os representantes das universidades e institutos federais afirmaram a necessidade de criar uma rede de informações. O evento foi realizado na Universidade da Integração Latino-americana (Unila), em Foz do Iguaçu (PR), de 22 a 24 de agosto. 

A proposta ainda será amadurecida em reuniões com os reitores da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), a qual o Cogecom é ligado como colegiado de assessoria de comunicação. A Rede Ifes, como foi chamada pelos gestores, será um portal de integração das informações entre as universidades. 

Nos três dias em que estiveram reunidos, os responsáveis pela comunicação das instituições debateram a necessidade de maior aproximação entre elas para enfrentar problemas comuns e afirmar a importância das universidades para o desenvolvimento social e científico.

Alessandra Castilho, atual diretora do Gogecom e assessora da Universidade Federal do ABC, avaliou positivamente o 3º Encontro. “Conseguimos colocar na pauta as principais demandas da assessoria de comunicação, debatemos sobre as relações das Ifes com os órgãos de imprensa, apresentamos um panorama das formas inovadoras de fazer divulgação científica, ou seja, foi um encontro bastante rico”, disse a jornalista. 

O evento também foi acompanhado pela jornalista da assessoria da Andifes, Livia Leite. “Esse encontro acontece num momento importante por conta do contexto político em que estamos enfrentando, uma tentativa de cerceamento da autonomia das universidades e do livre pensar, que é inerente ao espaço acadêmico. Precisamos fortalecer a imagem das universidades diante do país”, destacou. 

Gestão e Encontro 2019 

Na assembleia final do Cogecom, os gestores presentes elegeram a diretoria para o mandato de 2019 e escolheram a sede para o próximo evento. Houve uma disputa apertada entre a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), mas, por 27 votos a 22, a Ufal foi escolhida como sede do 4º Cogecom, programado para agosto de 2019. 

Para a direção do Colégio no próximo ano foram escolhidos os comunicadores: Márcio Guerra, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Eduardo Aquino Martinez, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), e Rose Mara Pinheiro, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 

“Estamos com uma grande expectativa para o próximo encontro. Teremos a apresentação dos grupos temáticos que foram organizados aqui para desenvolver as questões levantadas nesse Cogecom. Estamos saindo daqui com várias propostas para aprofundar na próxima edição e acreditamos que será muito produtiva”, finalizou Alessandra Castilho.