Gestão inaugura dez laboratórios de ensino e pesquisa no Ceca

Laboratórios são frutos do esforço coletivo da gestão e da comunidade do Ceca
Por João Paulo Rocha - estagiário de Relações Públicas
14/08/2018 13h25 - Atualizado em 14/08/2018 às 13h23
Dez novos laboratórios foram inaugurados esta semana. (Fotos: Renner Boldrino)

Durante a quarta-feira (8), a gestão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) esteve no Centro de Ciências Agrárias (Ceca), para oficializar um grande marco na história do local: a inauguração de dez laboratórios de ensino e pesquisa, espaços em que os estudantes e pesquisadores poderão melhorar e colocar em prática as experiências vividas na teoria.

Para a inauguração, estavam presentes a reitora e o vice-reitor da Ufal, Valéria Correia e José Vieira, o diretor do Ceca Gaus Monteiro, representantes da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep), além de professores e estudantes.

Os dez laboratórios inaugurados estão distribuídos em quatro prédios, onde um deles já existia, mas estava abandonado por não possuir as condições adequadas para utilização, assim, a gestão da Ufal reuniu esforços e através de um investimento de aproximadamente 110 mil reais, pôde transformar o antigo galpão no Núcleo de Energias Renováveis, assim os estudantes poderão contar não só com três novos laboratórios, como também com novas salas de aulas, espaços de permanência, sala para empresa júnior, entre outros.

Já os outros três prédios entregues foram resultantes dos editais intitulados por CT-Infra de 2010 e 2012, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep,.  Os editais tinham o objetivo de viabilizar a modernização e ampliação da infraestrutura e dos serviços de apoio à pesquisa desenvolvida em instituições públicas de ensino superior e de pesquisas brasileiras, através da criação e reforma de laboratórios, além da compra de equipamentos.

Leonardo Viana, assessor da Propep explica que para a conquista dos prédios financiados pelos editais do CT-infra, foi necessário muito empenho da comunidade acadêmica. “Após uma concorrência a nível nacional, graças ao trabalho árduo e coletivo liderado pelos pesquisadores, o Ceca teve seus projetos aprovados e pôde ser contemplado pelos editais,”, explica Leonardo.

Além da conquista dos espaços físicos, os pesquisadores poderão contar com aproximadamente 700 mil reais investidos em novos equipamentos que serão distribuídos prioritariamente nos espaços inaugurados. “Estas inaugurações representam muito para nós, pois há cerca de quatro anos, o Ceca passou de dois para oito cursos de graduação sem nenhum crescimento na infraestrutura, hoje tivemos nossa primeira grande conquista, a partir de agora poderemos oferecer um melhor espaço que trarão grandes resultados, e isso é só um começo”, comemora Gaus.

Os laboratórios inaugurados foram: Laboratório de Produtos Florestais (LPF); Laboratório de Ecologia, Conservação e Evolução Biocultural; Laboratório de Química; Laboratório de Ecologia de Artrópodes; Laboratório de Entomologia: Controle Alternativo de Pragas; Laboratório de Tecnologia da Produção; Laboratório de Irrigação e Agrometeorologia; Laboratório de Microscopia e Zoologia; Laboratório Multidisciplinar de Engenharia; e o Laboratório de Eletricidade e Eletrônica.

A reitora da Ufal discursou sobre as dificuldades enfrentadas pelas universidades, contextualizando com as já vividas pelo Ceca: “lembro quando começamos com a recuperação de cinco salas de aulas, fizemos uma mudança no restaurante universitário, depois a entrega do ônibus novo para a locomoção dos estudantes. Vários passos foram dados, mas este é muito significativo, ainda mais em um contexto com as universidades sofrendo vários cortes. Apesar de tudo, temos mantido o esforço e com eficiência para maiores conquistas”, finaliza Valéria.