Gestão da Ufal visita Penedo para dialogar com comunidade

Parceria com prefeitura e nova unidade foram anunciados
Por João Paulo Rocha - estagiário de relações públicas
14/08/2018 12h35 - Atualizado em 14/08/2018 às 12h33
Diálogo com a comunidade acadêmica

Nesta última quinta-feira (8), a gestão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), realizou uma visita à cidade de Penedo para se reunir com a comunidade, a fim de dialogar sobre diversas questões que envolvem não só a unidade acadêmica, como toda a cidade.

Na ocasião estavam presentes a reitora Valéria Correia, a pró-reitora de gestão de pessoas Carolina Gonçalves, o assessor especial de tecnologia e informação Marcelo Queiroz, o diretor acadêmico do campus Arapiraca Arnaldo Tenório, o superintendente de infraestrutura Dilson Albuquerque, o coordenador da unidade educacional Ufal em Penedo Alexandre Oliveira, dentre outros que compõem a comunidade acadêmica local e a gestão.

A visita foi dividida em dois importantes momentos; a reunião que ocorreu no prédio onde atualmente funciona a unidade Penedo e o encontro com o prefeito da cidade, Márcio Beltrão. Na ocasião, a comunidade local não só levantou algumas questões, como também foi informada sobre aguardadas novidades que vão além das fronteiras da Ufal.

A primeira grande questão foi a construção da Unidade Acadêmica de Penedo, que, de acordo com a reitora Valéria, 3,5 milhões de reais foram liberados para as obras, iniciando em breve as fases do projeto. “Buscamos sempre estar articulados com toda comunidade acadêmica, entamos ouvimos as questões levantadas, respondemos ponto a ponto, e o melhor é que trouxemos boas notícias, como a liberação da quantia que iniciará as obras da unidade, que é uma dívida do processo de expansão das universidades que faltou ser consolidada e que temos hoje a grata satisfação de anunciar”, comemora a reitora.

Outro ponto destacado por Valéria foi a mudança no estatuto sobre a presença da unidade Penedo no conselho universitário. “Este é um marco importante pois o órgão de deliberação máximo da universidade não é a reitora, e sim o conselho universitário, e podermos ter uma representação de Penedo assim como as demais unidades, assim estimulamos o debate democrático, tornamos visíveis as demandas de todos, além de possibilitar que todos participem da vida da comunidade que é a Ufal”, finaliza.

Já no horário da tarde, durante a visita ao gabinete do prefeito da cidade, Marcius Beltrão, a gestão apresentou uma proposta para possibilitar e melhorar o acesso à internet não só na unidade de ensino, como também por todo o município de Penedo.

A novidade é um projeto da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), meio responsável por interligar todos os centros de ensino e pesquisa do país a uma rede de internet de alta capacidade e baixo custo, se comparado com os meios tradicionais de rede. “A RNP possibilita a disseminação do conhecimento por todo o país, ela está presente em todas as capitais e vem aumentando seu alcance às cidades do interior que possuem universidade e institutos federais, trazendo mais qualidade no acesso à internet, interconectando todos através do ensino e da pesquisa”, esclarece Marcelo Queiroz.

O prefeito Marcius Beltrão salienta a importância da parceria entre a universidade e a prefeitura: “A prefeitura de Penedo e a Ufal têm mantido articulação desde 2006 através de diversas questões, e agora temos este novo projeto onde possuímos total interesse, pois não só será possível o acesso à rede de qualidade com custo mais baixo através de nossa cidade, como será possibilitado um maior fluxo de informações trocadas com a Ufal, possibilitando o desenvolvendo de projetos em diversas áreas e abrindo novas portas”, comemora.