Encontro aborda temáticas sobre psicologia escolar e educacional

A conferência de abertura teve a presença da professora Raquel Souza, da PUC de Campinas
Por Pedro Ivon – estagiário de Jornalismo
20/08/2018 13h41 - Atualizado em 21/08/2018 às 11h55
Mesa de abertura na última sexta (17). Foto: Pedro Ivon

Mesa de abertura na última sexta (17). Foto: Pedro Ivon

Foi realizada, na última sexta-feira (17), a abertura do 4º Encontro de Psicologia Escolar e Educacional de Alagoas (EPEE-AL), com o tema Práticas Emergentes, no auditório da Reitoria da Ufal, Campus A.C. Simões. A programação iniciou com o coral de alunos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Murici. 

Tendo como maestro o professor de Filosofia André Bonfim, o coral de alunos cantou e interagiu com a plateia. Encerrando a apresentação com muitos aplausos, o grupo deu espaço à formação da mesa de abertura. 

Compuseram a mesa a estudante Liliane Santos, a professora Daniele Oliveira, ambas do curso de Psicologia da Ufal de Palmeira dos Índios, o psicólogo Everton Fabrício, o coordenador do curso de Psicologia da Ufal Cristóvão Félix, e para presidir a solenidade, a professora Nadja Maria. 

Também participou da solenidade o professor Henrique Bezerra, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a conferencista da programação, a professora Raquel Guzzo, que expôs sobre o tema Práticas Emergentes

Entre suas falas, a professora mencionou que “o profissional de psicologia não pode ficar exclusivamente na área da saúde”, mas também deve ir para a área da política, ter um posicionamento. Segundo Raquel, a psicologia é uma grande ferramenta de formação ideológica. Apoiando suas ideias durante a conferência, foram citados autores como Karl Marx, Martin-Baró, Holzkamp, Vigotski e Prilelleltensky. 

O evento deu seguimento no turno da tarde, onde esteve na programação o minicurso Psicologia Escolar e a intervenção institucional: fundamentos e dimensões para atuação, com a professora Claisy Maria Marinho Araújo, da Universidade de Brasília (UNB). O 4º EPEE-AL encerrou na tarde no sábado (18) e abordou temáticas como a intervenção institucional; as contribuições da escola de Vigotski para avaliação psicoeducacional; relações entre deficiência, direitos humanos e psicologia escolar; e o espaço escolar para (des)construção dos gêneros.

Realização

O 4º EPEE-AL foi realizado pelo Núcleo de Psicologia Escolar e Educacional de Alagoas, um projeto de extensão vinculado ao Instituto de Psicologia da Ufal. O objetivo geral foi desenvolver um espaço de diálogo, integração e atualização para profissionais e estudantes de Psicologia que atuam em contextos educacionais no estado de Alagoas, com enfoque nas novas formas de atuação dos psicólogos escolares e educacionais.