Dossiê publicado em revista do Cedu teve colaboração de pesquisadores franceses

Educação e Juventudes também ganhou apoio da Fapeal para a publicação de artigos em dois idiomas
Por Pedro Ivon – estagiário de Jornalismo
14/08/2018 13h10 - Atualizado em 14/08/2018 às 13h08

Em parceria com pesquisadores do Collège International de Recherche Biographique en Éducation (Cirbe), de Paris, na França, a professora Rosemeire Reis e a pesquisadora Camila Aloísio organizaram o dossiê Educação e Juventudes: contribuições da pesquisa biográfica na sociedade contemporânea, publicado em junho deste ano na Revista Debates em Educação, do Centro de Educação (Cedu) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Segundo a professora Rosemeire, o principal objetivo do dossiê foi evidenciar as contribuições da pesquisa biográfica em Educação para os estudos com as juventudes, tendo como enfoque os referenciais teóricos e metodológicos que estão sendo desenvolvidos pelo Cirbe, além de proporcionar sua interlocução com os estudos brasileiros sobre a temática. O conjunto de documentos é resultado do pós-doutorado realizado sob a supervisão de Christine Delory-Momberger, presidente do Cirbe.

Com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) foi possível publicar artigos franceses em duas versões, uma no idioma original e outra com a tradução em português. O feito possibilitou a veiculação do dossiê para os estudantes de Alagoas e acabou por contribuir para a internacionalização da Debates em Educação.

Dentre os contribuintes franceses podem ser mencionadas Valérie Melin, da Université de Lille 3, Anne Dizerbo, da Université de Rouen, Geneviève Lalik, da Conservatoire national des arts et métiers (Cnam), além da já mencionada Christine Delory-Momberger, do Cirbe. As contribuições incluem uma entrevista com Christine e Valérie, pesquisas sobre a questão da juventude no Ensino Médio, alunos de uma escola com concepções de um pedagogo e pedagogista francês, Célestin Freinet, etc.

Os artigos brasileiros tratam da questão de gênero e étnico racial, com a análise da narrativa de uma jovem negra e de um estudo com jovens no campo. Dentre os pesquisadores nacionais encontram-se Juliana Batista e Juarez Tarcísio, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Elizeu Clementino, Nanci Rodrigues, Hanilton e Ribeiro de Souza, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

De acordo com Rosemeire, “Essas interlocuções com equipes de pesquisa estrangeiras fazem parte dos esforços de internacionalização dos integrantes do Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação, no qual atuo como pesquisadora no mestrado e doutorado”. Além da professora e de Camila Aloísio, a editora da revista Debates em Educação, Daise Francisco, também contribuiu para o trabalho.

A atividade em conjunto acabou resultando, além do dossiê em questão, na publicação em francês de uma entrevista com Bernard Charlot, na revista Le Sujet dans la Cité, dirigida por Christine Delory-Momberger, e no artigo Jeunes/lycéens: les expériences scolaires et leurs processus biographiques, publicado nos anais do simpósio Colloque International Pratiques Sociales et Apprentissages.

Apesar dos bons frutos, houveram dificuldades na orientação e coordenação da participação dos pesquisadores estrangeiros, uma vez que eles não conhecem a língua portuguesa e deveriam submeter os artigos na plataforma da revista do Cedu. Para superar esses problemas, foram criadas traduções em francês das exigências e orientações para a submissão dos trabalhos.

O dossiê pode ser encontrado através do link.