Artigos alertam para perigos da poluição dos oceanos

Professor da unidade da Ufal em Penedo contribuiu com pesquisas
Por Pedro Ivon – estagiário de Jornalismo
23/08/2018 10h58 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Pesquisadores registraram impactos do lixo do ambiente marinho. Foto: Arquivo Cláudio Sampaio

Pesquisadores registraram impactos do lixo do ambiente marinho. Foto: Arquivo Cláudio Sampaio

Foi publicado em julho deste ano, na prestigiada revista científica Marine Pollution Bulletin, um artigo intitulado Marine Litter Disrupts Ecological Processes in Reef Systems, que apresenta novos e alarmantes dados sobre a poluição dos oceanos. Dentre os diversos profissionais colaboradores está o professor Cláudio Sampaio, do Laboratório de Ictiologia e Conservação (LIC), pertencente à Unidade Educacional da Ufal em Penedo, do Campus Arapiraca.

A coleta de dados para esse estudo foi iniciada há dez anos, por Cláudio e outros biólogos espalhados pelo país, como Gustavo Carvalho-Souza, Moacir Tinôco, Diego Medeiros e Rodrigo Maia-Nogueira, que também estavam incomodados com a grande quantidade de lixo marinho, especialmente nos recifes de coral. Além deles, participou o espanhol Marcos Llope, do Instituto Español de Oceanografia.

Em Marine Litter Disrupts Ecological Processes in Reef Systems foram descritas as perturbações ecológicas conduzidas pelo lixo marinho em 418 espécies de organismos recifais, com uma avaliação de suas implicações na conservação, uma vez que muitas dessas espécies estão ameaçadas de extinção ou possuem grande interesse econômico para a pesca ou turismo.

“Dois são os principais objetivos deste trabalho. O primeiro é integrar e sintetizar o conhecimento atual sobre interações do lixo marinho e organismos de recifes de coral no mundo, e o segundo, avaliar as múltiplas rupturas nos processos ecológicos nos ambientes recifais”, explicou Cláudio. As dificuldades estavam presentes principalmente no que se diz respeito à constante comunicação e atualização dos dados, uma vez que, pela atualidade do assunto, muitas informações eram recebidas.

Como resultado dos estudos, Cláudio afirma que espera ajudar a sensibilizar as pessoas sobre os impactos globais nos recifes do mundo, para que haja uma redução de lixo plástico descartável jogado nos oceanos. “Trata-se de um problema global e não exclusivo de países pobres”, disse o professor. “A diminuição ou mesmo eliminação de descartáveis plásticos, como divulgado em algumas campanhas publicitárias, é um bom começo para reduzir os danos causados pelo lixo marinho nos ambientes recifais”, sugeriu.

Diretamente relacionado com a problemática do lixo marinho encontra-se o artigo New insights into whale shark Rhincodon typus diet in Brazil: an observation of ram filter-feeding on crab larvae and analysis of stomach contents from the first stranding in Bahia state, que também teve a colaboração do professor Cláudio. O trabalho tem como foco a dieta do tubarão-baleia, o maior peixe do mundo e criticamente ameaçado de extinção, chamando a atenção para resíduos sólidos no conteúdo estomacal de um exemplar encontrado encalhado no litoral da Bahia.

Ambos os artigos mencionados têm o conteúdo em inglês e podem ser encontrados nos links abaixo:

Marine Litter Disrupts Ecological Processes in Reef Systems 

New insights into whale shark Rhincodon typus diet in Brazil: an observation of ram filter-feeding on crab larvae and analysis of stomach contents from the first stranding in Bahia state