Superintendente do HU apresenta ações em reunião do Consuni

O momento teve o objetivo de conceder informações institucionais à comunidade universitária
Por Klebson Candido - estagiário de Relações Públicas
11/07/2018 08h10 - Atualizado em 10/07/2018 às 13h17
Superintendente do HU no Consuni

A superintendente do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), Regina Maria dos Santos, participou na última segunda-feira (9), da reunião ordinária do Conselho Universitário. A gestora do HU apresentou as ações e desafios da instituição aos conselheiros.

A contratualização do hospital com a rede municipal de saúde, o dimensionamento de pessoal, a ampliação dos campos de estágios para estudantes de graduação e pós-graduação e a aquisição do acelerador nuclear foram alguns dos assuntos apresentados.

Regina dos Santos citou as ações para o fortalecimento do ensino, como a criação do Centro de Apoio às Atividades Didáticas, área com cinco salas de aula, disponibilidade de 18 computadores para consulta e sala de reuniões, além da instalação das farmácias satélites, visando o abastecimento descentralizado dos andares.

Regina Maria dos Santos apontou, ainda, a mudança do perfil da instituição, que está crescendo em atendimentos de alta complexidade e o aumento dos recursos do contrato mantido com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). “Conquistamos um acréscimo de 24% dos recursos previstos em contrato do HU com a Secretaria de Saúde de Maceió, aumentando para R$ 3 milhões o nosso orçamento em 2018”, apontou a superintendente.

De acordo com a gestora do HU, a solicitação de profissionais para o hospital depende da autorização do Ministério do Planejamento, que disponibiliza e determina a quantidade de vagas destinadas à instituição.

Por meio da parceria entre a Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do HU e a Pró-reitoria de Graduação (Prograd), da Universidade Federal de Alagoas, o HU passou de oito para 23 áreas de estágios obrigatórios e não-obrigatórios. A ampliação das áreas de estágio possibilita a atuação de estudantes da Ufal e de outras instituições de ensino no hospital.

A reitora Valéria Correia falou sobre a solicitação do novo acelerador linear, equipamento utilizado no tratamento de radioterapia por pacientes com câncer. “O Ministério Público Federal encaminhou uma ação civil pública para que recebamos esse equipamento, visando atender a nossa demanda, que é a necessidade real da sociedade alagoana”, relatou.