Novo Plano de Desenvolvimento da Ufal: sociedade é convidada

Consulta pública, fóruns temáticos e audiências públicas garantirão um PDI democrático e participativo
Por Izadora García - relações públicas
04/07/2018 19h11 - Atualizado em 18/07/2018 às 10h53

A comunidade universitária e a sociedade alagoana estão convidadas a participar da construção do Plano de Desenvolvimento Institucional da Ufal para os próximos cinco anos, entre 2018 e 2022. Durante o processo, a comunidade será convidada a refletir sobre a situação atual da Universidade Federal de Alagoas e ponderar sobre o que se quer para a Universidade. 

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um documento que define a missão de uma instituição e propõe estratégias para atingir suas metas e objetivos, dentro de um prazo determinado. No caso de instituições de ensino superior, o processo, mediado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), deve estar articulado aos resultados das avaliações Institucionais realizadas. Ele deve fomentar ações que visem sanar as deficiências apontadas pelos processos avaliativos. 

A participação coletiva será garantida em três etapas: consulta pública online, fóruns temáticos e audiências públicas descentralizadas. Os participantes serão levados a refletir sobre a universidade por meio de três questionamentos:  a Ufal que temos, a Ufal que queremos e como chegar à Ufal que queremos. 

 "A nossa proposta este ano é inovadora porque parte dos princípios que temos defendido: uma Ufal democrático-participativa. Ao contrário da metodologia de construção do PDI anterior, estamos convidando a comunidade universitária, em um primeiro momento a discutir a Ufal em seu aspecto macro-institucional e não partindo do PDU das unidades”, observou a reitora, Valéria Correia. 

 As informações sobre todo o processo de elaboração do PDI poderão ser acessadas através do site https://pdi.ufal.br/. A ideia da ferramenta é disponibilizar aos participantes documentos, vídeos explicativos, metodologia e notícias para tornar o processo mais acessível.

Metodologia de desenvolvimento do PDI é democrática e participativa 

A primeira etapa de participação da comunidade na construção do Plano de Desenvolvimento Institucional da Ufal é a consulta pública online, aberta até o dia 20 de agosto. A novidade é que a consulta, antes restrita aos membros da Universidade, agora será aberta a todos que quiserem participar. “A consulta pública não estará restrita à comunidade universitária. Dessa vez, toda a sociedade alagoana poderá participar, pois consideramos que a Ufal está a serviço do povo alagoano e de toda a sociedade brasileira”, ponderou a reitora. 

Após a finalização da consulta pública, a comunidade poderá discutir estratégias para alcançar os objetivos definidos, por meio da participação nos fóruns temáticos. Elas deverão ser iniciadas a partir do mês de agosto e contemplar todos os segmentos universitários: gestores, docentes, técnicos e estudantes. 

O último momento é marcado pela realização de audiências descentralizadas que ocorrerão nos três campi da Ufal. Nesta etapa consultiva, a comunidade será convidada a participar da construção da minuta final, que será submetida ao Conselho Universitário (Consuni) para apreciação e deliberação. “Esperamos que a construção do PDI seja um processo de grande debate e de envolvimento da comunidade e membros da sociedade”, finalizou Valéria. 

Veja aqui o vídeo da reitora convidando a comunidade universitária a participar.