Sessão especial da Cepal discute avanços da América Latina

Comissão criada pela ONU para garantir avanços econômicos e sociais também comemora 70 anos
Por João Paulo Rocha - estagiário de Relações Públicas
25/07/2018 11h47
Programação da Cepal da SBPC Alagoas. Foto: Manuel Henrique

Os 70 anos não é um marco importante apenas da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), instituição criada pelas Organizações das Nações Unidas (ONU), que visa a contribuição no desenvolvimento econômico, também comemorou o 70º aniversário em 2018, e para a oportunidade, uma sessão especial ocorreu na SBPC Alagoas, visando homenagear e discutir a importância da instituição para o mundo.

Intitulada Os 70 anos da Cepal, a grande escola de pensamento latino-americana, a sessão especial, que ocorreu nesta segunda-feira (23), contou com a participação de Pedro Cezar Dutra Fonseca, representando o Centro Celso Furtado, e de Marcos Vinicius Chiliatto Leite, representando a Cepal. Mediada pelo diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Fábio Guedes Gomes, a mesa serviu não só como sessão comemorativa pelo aniversário da instituição, como para discutir pontos econômicos e sociais em toda a trajetória da Cepal e da sociedade.

A Comissão foi criada em 25 de fevereiro de 1948, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento econômico da América Latina e reforçar as relações econômicas dos países pertencentes com as demais nações. Logo após, o trabalho foi ampliado aos países do Caribe, incorporando aos seus objetivos a promoção do desenvolvimento social. “Pela primeira vez se fez um pensamento econômico voltado à América Latina, porque todas as teorias econômicas e conhecimentos vinham do primeiro mundo; os grandes autores, os marcos teóricos. Então, a criação deste órgão passou a congregar economistas e cientistas sociais de vários países latino-americanos, começando a pensar na América Latina e sua especificidade”, complementa Pedro Cezar.

Segundo o estudioso, a Cepal foi criada para ser um órgão burocrático da ONU, mas foi além, pois se transformou em uma escola de pensamento, que teve muita importância nas décadas de 50 a 70, sendo a instituição certa, para um momento de pós-guerra, e que iniciava um planejamento econômico.

Já sobre a oportunidade da sessão especial de 70 anos ser na 70ª Reunião Anual da SBPC, Pedro conclui: “As reuniões da SBPC são sempre importantes para o Brasil, uma pena estarmos passando por este momento de dificuldade para a ciência, os cortes são grandes e não se tem uma perspectiva de reversão em um curto prazo, mas a reunião mostra que a Sociedade continua tendo vida e reunindo os pesquisadores, professores e estudantes, de tal maneira que mostra a força através de todos nós”.