SBPC Jovem divulga as principais atividades do Espaço Saúde

Por Viviane Borges – estudante de Relações Públicas
09/07/2018 09h41 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Serviços de saúde serão ofertados na Tenda SBPC

Durante a realização da 70ª Reunião Anual da SBPC, o Espaço Saúde, que será realizado na Tenda da SBPC Jovem, conta com uma programação inteiramente gratuita voltada para estudantes da educação básica, graduandos e visitantes em geral. O evento acontece de 23 a 28 de julho no Campus A. C. Simões da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

Por meio de uma parceria firmada entre a Ufal e a Universidade Estadual de Ciência e Saúde de Alagoas (Uncisal), as atividades dispostas neste Espaço tem como intuito promover a motivação e aproximação de jovens às ciências da saúde, como a fonodoaudiologia, fisioterapia, educação física e medicina, demonstrando diferentes aspectos e paradigmas desses campos com ações dialógicas e interativas.

Principais atividades:

Conhecendo a ciência e tecnologia aplicada ao desenvolvimento esportivo

Esta atividade busca mostrar aos jovens sobre como a tecnologia contribui e influencia para ajudar no desempenho dos atletas de diferentes modalidades. Haverá avaliações do estado nutricional, da flexibilidade e força muscular, da potência anaeróbia, da bioquímica na hidratação e dieta de carboidratos para os visitantes.

Terapias integrativas com as práticas de Reiki, massagem, reflexologia, auriculoterapia e quiropraxia

O Núcleo de Saúde Pública (Nusp) da Faculdade de Medicina (Famed) estará demonstrando terapias integrativas que visam o relaxamento, alívio de estresse, descontração muscular, reforçam a autoestima e proporcionam o autoconhecimento. Essas atividades, que fazem parte de um projeto de extensão da Ufal, serão desenvolvidas em alguns dias do evento, e a expectativa é que os participantes compreendam diferentes paradigmas das ciências da saúde, ampliando suas referências acerca das dimensões da saúde humana.

Muda vocal e voz transgênero

A proposta desta ação é a de realizar uma roda de conversa para discutir e orientar a população jovem e LGBT, bem como os demais interessados, sobre a atuação fonoaudiológica na relação da voz, com a premissa da representação da identidade de gênero.

Massagem: estreitando vínculos

Mediante explicações, desenhos e práticas de profissionais da área da fisioterapia, será ensinada às crianças e jovens a realização de algumas técnicas de massagem, como por exemplo, a de deslizamento simples e quanto a forma e local de aplicação.

Oficina de postura e equilíbrio: aprendendo com o próprio corpo

Dialogando com as problemáticas vivenciadas por estudantes do ensino básico e fundamental, os visitantes serão orientados acerca do desenvolvimento de posturas adequadas e estratégias a serem adotadas para a promoção do equilíbrio, de alterações posturais e prevenção de dor.

Prevenção de perda auditiva para jovens

A conscientização perante os riscos da perda auditiva para população jovem pelo uso excessivo de fones de ouvido será feita por meio de atividades educativas e informativas. Também vai ser realizada uma triagem para identificar se há alguma perda auditiva de visitantes do espaço.