SBPC Jovem começou e debate sobre saúde marca primeiro dia

O estande é resultado da parceria entre Ufal e Uncisal
Por Thalis Firmino, estudante de Jornalismo
23/07/2018 16h30 - Atualizado em 23/07/2018 às 16h28
Professora do curso de fonoaudiologia, Luciana Castelo, passando as orientações aos participantes

Professora do curso de fonoaudiologia, Luciana Castelo, passando as orientações aos participantes

Foram iniciadas hoje (23) as atividades da SBPC Jovem e até o próximo sábado (28), das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, toda comunidade pode participar das ações que estão sendo desenvolvidas na tenda, no Centro de Educação (Cedu) e no bloco de Biblioteconomia do Campus A.C. Simões da Ufal, em Maceió.

No primeiro dia, o Espaço Saúde atraiu a curiosidade de dezenas de estudantes e professores interessados em debater questões de mudança vocal, perda auditiva no público jovem e desenvolvimento esportivo. Os trabalhos foram apresentados por representantes do Instituto de Educação Física (Iefe) da Ufal e também por membros da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).

O doutorando em Ciências da Saúde (Ufal) e membro do projeto de extensão Fábrica Coletiva de Talentos do Iefe-Ufal, Higor Spineli, que trabalha atendendo as comunidades circunvizinhas do Campus no incentivo de práticas esportivas de voleibol e atletismo, ressaltou a importância de representar a Universidade em atividades de avaliação e orientação sobre potência anaeróbica e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) e se disse animado para os próximos dias. “A SBPC veio com um peso muito grande para o estado de Alagoas que está crescendo no rumo da ciência e, enquanto doutorando da casa, minha expectativa é muito grande e acho que isso vai acrescentar demais para a universidade trazendo muitos benefícios”, finalizou.

Na equipe da Uncisal, a professora do curso de Fonoaudiologia, Luciana Castelo, se mostrou entusiasmada e falou sobre a necessidade de trazer esses debates aos discentes, especialmente às crianças e adolescentes, que tanto se prejudicam com o uso excessivo dos fones de ouvido em volume acima do recomendado. “Nosso objetivo é a conscientização de se ouvir sons em intensidades menores, estamos prestando orientação para que estes evitem os danos na audição”; além disso, Luciana também destacou a parceria entre Ufal e Uncisal nessa ação: “É uma parceria rica para professores, acadêmicos e toda comunidade, bem como para outros estados que também estão vindo com suas universidades para mostrar seus projetos na SBPC Jovem”, concluiu.

Acesse a programação aqui.