SBPC Educação abre a 70ª edição do maior evento científico da América Latina

Reunião Anual mostra o avanço da produção científica no país
Por Paulo Canuto - estudante do Jornalismo
06/07/2018 10h36
SBPC Educação inicia no dia 19 de julho

SBPC Educação inicia no dia 19 de julho

Antecedendo a reunião geral, nos dias 19 e 20 de julho acontecerá a SBPC Educação, atividade incluída na programação há quatro anos. O público-alvo desse momento são os professores do ensino básico, onde o foco é a discussão de problemáticas já enfrentadas em sala de aula. 

O tema geral desse ano é Ciência, Responsabilidade Social e Soberania, que vem com uma proposta de discutir também a democracia, as estratégias para enfrentar situações futuras, dos próximos 20 anos de cortes progressivos nos gastos, sobretudo da educação.  “Democracia não é só votar, não é só o Outubro, ir a urna eletrônica como antigamente era a cédula, mas também discutir para se fazer uma democracia plena” disse Marcelo Karloni, um dos coordenadores do evento no Campus Arapiraca. 

Dentre as várias atividades que compõem o evento, como conferências, mesas-redondas e minicursos, haverá sessões de pôsteres com os trabalhos enviados por alunos, pesquisadores, e professores da educação básica contendo relatos de experiências. 

De acordo com a organização, estimular a contínua formação dos profissionais e pesquisadores, trazer os da educação de base para o ambiente acadêmico de pós-graduação, e proporcionar essa interação, tem como objetivo oferecer mais qualidade no “produto final” da educação. E assim, formar um ciclo: aluno, depois pesquisador e, possivelmente, um docente. 

Grandes debates em Alagoas 

A 70ª Reunião Anual da SBPC é promovida pela Universidade Federal de Alagoas em parceria com outras instituições e universidades, com participação de professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Universidade de São Paulo (USP), e Universidade do Ceará, por exemplo.  A ideia dessa integração sem fronteira de estados é a possiblidade da troca de olhares e perspectivas. 

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), instituição fundada em 1948 no Brasil é uma associação de várias sociedades científicas que anualmente promove uma reunião para divulgação das produções das universidades públicas e privadas. A Universidade Federal de Alagoas foi escolhida para sediar a edição 2018 desse grande evento, que acontece simultaneamente nos campi A.C Simões (Maceió), Arapiraca e do Sertão (Delmiro Golveia) , entre  22 e 28 de julho. 

A Ufal sempre foi presença em reuniões da SBPC, por meio de seus pesquisadores e alunos apresentando trabalhos. No ano passado a Universidade pleiteou a chance de receber a edição 2018 da reunião e foi concebida a responsabilidade de mais um evento de grande porte. Outro aspecto a favor é o expressivo avanço científico promovido pelos pesquisadores nas universidades de Alagoas, mesmo com as limitações decorrentes da conjuntura atual.