SBPC Alagoas recebe reunião do Fórum de Ciências Humanas e Sociais

Debates foram voltados para ética na pesquisa, financiamento, internacionalização
Por Maykson Douglas – estudante de Jornalismo
24/07/2018 11h39 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Programação da SBPC Alagoas

Programação da SBPC Alagoas

Seguindo a programação da 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), membros de entidades que compõem o Fórum de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas se reuniram nesta terça-feira (23), nas dependências da Faculdade de Medicina (Famed) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

O Fórum é uma organização das instituições de pós-graduação e de representação dos pesquisadores na grande área de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas e reúne mais de 50 instituições com o objetivo de aliar forças para uma atuação conjunta dentro do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia e Inovação (SNCTI).

As discussões do grupo se pautam nas linhas das políticas de ciência e tecnologia do país e incluem debates sobre pós-graduação, formação de pesquisadores, financiamento, além pensar na relação entre as pesquisas e o desenvolvimento social, econômico e cultural brasileiro.

“A gente fez uma discussão de caráter mais interno de organização do fórum, especificamente sobre a substituição da atual coordenação, mas também sobre os grandes temas que nos implicam atualmente, como a questão da ética na pesquisa, financiamento, internacionalização. São grandes temas que estão relacionados ao SNCTI, mas que têm uma incidência específica no campo das ciências humanas, sociais e sociais aplicadas”, destaca o coordenador da atividade, Luciano Mendes, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).